A TERÇA PARTE DA NOITE - TRZECIA CZESC NOCY - 1971 - DIREÇÃO ANDRZEJ ZULAWSKI - MALGORZATA BAUNEK, LESZEK TELESZYNSKI, JAN NOWICKI - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , ,

CINEMA POLONÊS / EUROPEU
A TERÇA PARTE DA NOITE
TRZECIA CZESC NOCY
1971
DIREÇÃO ANDRZEJ ZULAWSKI
MALGORZATA BAUNEK
LESZEK TELESZYNSKI
JAN NOWICKI
RMVB LEGENDADO
BY SSRJ


Sinopse:

O filme se inicia com um homem jovem escapando do massacre em que sua família é aniquilada. Ele segue seu caminho para a cidade, onde é quase capturado, mas outro homem vestindo roupas semelhantes às suas é apanhado em seu lugar. Após se refugiar na casa de uma jovem mulher grávida que se assemelha à sua esposa morta, ele a ajuda com o nascimento de seu filho. Enquanto trabalha em um centro de estudos do tifo, como alguém que é repetidamente infectado com a doença, a fim de produzir vacinas para outros, ele experimenta várias alucinações e faz coisas bizarras, ao mesmo tempo em que tenta acertar as contas com a sua vida traumática e com a culpa que sente por estar vivo.

Podemos traduzir o cinema de Zulawski por aquilo que o cinema “é”, em essência, OK, talvez um tanto desconexo, invertido, mas enfim...”o sonho” – imagens em movimento -, mas como disse ( esqueçam a minha pretenção, por favor, e vou tentar não utilizar tantos parênteses, tenho uma relação estranha com eles), invertido, a oposição, em suma: o pesadelo ...., Não vou aqui, exatamente, falar de ( ou só), A TERÇA PARTE DA NOITE, como diria um certo conhecido meu, na verdade um cinéfilo desocupado com insistentes crises de identidade: o texto é meu, começo daonde quiser, e escrevo o que quiser...,mas não é o caso aqui, onde filmes e estilos se completam, e persistem, sendo assim...

Se tem uma coisa que me incomoda, de certa forma, nos filmes de Zulawski é justamente aquilo que mais me aproxima do fascínio que sinto por eles, e em conseqüência, do cinema e que é o óbvio da obviedade : a câmera, o movimento, mas que, em seus filmes não fazem só parte deles, como um processo de construção, feitura... é a antítese da realização, do cinema como uma maioria comum...a camera, aqui, age como um ator, que desconstrói a imagem e interpreta o roteiro, o objetivo dela não é apenas filmar. É ser “fílmica”.
Esse descontrole por parte dela ( a camera...., os parênteses, não disse), parece contaminar os personagens de uma tal forma que a possessão é inevitável, e o que surge, é uma conjectura de identidades, ela filma o caos e o desespero, os atores expiram o desespero e vivem no caótico, e as estórias, com suas contextualizações, se emerge ( a religião como escape, de uma realidade camuflada por Deus – aqui, um ponto de vista que tenho, à respeito do artidta e cidadão, Zulawski é ateu, para quem não sabe- a política como causa mortis do desenvolvimento da alma e do homem... ) , O desespero se torna surto. Toda essa descontrução não teria o mesmo efeito se câmera e atores, - o som é um ponto a se destacar tb, em especial aqui, neste filme -,não confabulassem o mesmo idioma, servindo, portanto, como um catalizador de idéias, Zulawski faz com que seus atores se libertem, declamem seu texto, ora perseguidos, ora espreitados, ora “violentados” pela câmera . É louco e visceral, e sempre ambíguo, aliás a dupla personalidade é recorrente em seus filmes, transporta uma realidade insana para um contexto real, atual e “imudável”.

É, acima de tudo, um cinema de excesso, que transpira exagero.
E sabe de uma coisa, f****, que assim continue.
O cinema agradece e a cinefilia também
By Roberto Fagundes

Elenco:

Malgorzata Braunek ....Marta
Leszek Teleszynski .....Michal
Jan Nowicki ................Jan
Jerzy Golinski .............Pai de Michal
Anna Milewska ............"Irmã" Klara
Michal Grudzinski ........Marian
Marek Walczewski........Rozenkranc

Informações Técnicas:

Título Original: Trzecia Czesc Nocy
Título em Inglês: The Third Part of the Night
Gênero: Drama/Horror
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 1971
Estúdio: Polski State Film
Direção: Andrzej Zulawski
Roteiro: Andrzej Zulawski
Música: Andrzej Korzynski
Fotografia: Witold Sobocinski
Edição: Jadwiga Lesniewicz

Curiosidades:

- Embora tenha conquistado alguns prêmios em seu país, a distribuição do filme foi interrompida pelas autoridades, assim como Zulawski foi visto com desconfiança. Seu filme seguinte, "Diabel", foi censurado por 12 anos, até 1988.

Dados do Arquivo:

Duração: 1h 45min
Formato: RMVB
Idioma: Polonês
Legendas: Português/BR ( Embutidas )
Tamanho: 479 MB ( Dividido em 5 Partes )
Servidor: Megaupload

BAIXAR / DOWNLOAD

Arrow http://www.megaupload.com/?d=LJ2GOGF7
Arrow http://www.megaupload.com/?d=S7J9GSGE
Arrow http://www.megaupload.com/?d=2PH7922V
Arrow http://www.megaupload.com/?d=W3U8QROZ
Arrow http://www.megaupload.com/?d=VA05VI2J
Senha / Copie e Cole este endereço: http://farra.clickforuns.net


This entry was posted on domingo, abril 18, 2010 and is filed under , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário