BOB, O JOGADOR - BOB, LE FLAMBEUR - 1956 - DIREÇÃO JEAN-PIERRE MELVILLE - ROGER DUCHESNE, ISABELLE COREY, DANIEL CAUCHY - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , ,

CINEMA FRANCÊS
BOB, O JOGADOR
BOB, LE FLAMBEUR
1956
DIREÇÃO JEAN-PIERRE MELVILLE
ROGER DUCHESNE
ISABELLE COREY
DANIEL CAUCHY
RMVB LEGENDADO
BY SSRJ


Sinopse:
Bob é um ex-ladrão de bancos que resolveu dar um tempo na vida de crimes. Como é um jogador compulsivo, aposta em cavalos esporadicamente e joga cartas todas as noites. Depois de um período de muito azar, recebe uma informação que o faz considerar um desafio. Como se fosse mais um jogo, seria um último grande risco para uma última grande recompensa: Assaltar o cassino de Deauville, que guarda uma razoável fortuna no cofre.

- Crítica -

Não foi bem o amor quase religioso de Jean-Pierre Melville pelo film noir que o levou à uma certa noção de “extrair o sumo” deste universo em seus filmes. A questão é que a religião é também um ofício, e os ofícios exigem a ultrapassagem de certas coisas (personagens que não sirvam às tramas; uma cena além do que é sua função no filme) para que se chegue – com uma polidez prima da calma radical de um mundo violento – de fato à coisa objetiva. Víamos Alain Delon realizar expressamente – e nada mais – aquilo que a imagem transmitia (O Samurai, 1967; O Círculo Vermelho, 1970), ou seja, movimentos objetivos até um determinado fim (um assassinato; o roubo de uma joalheria). Já era mais ou menos assim que Melville trabalhava em O Silêncio do Mar (1949). Tudo com uma pureza bressoniana, direta, autêntica e, de fato, acontecendo no limite dos olhos. “Pureza”. É talvez a esta palavra que devamos recorrer como artifício resumidor de outro grande filme de Melville, Bob, o Jogador (1956).
Pureza na transmissão/negação de apreender algo sobre um passado, pureza na redução das formas dos pedaços das ruas (ou de ruas passando quase inteiras pela janela dos carros) que se pode ver no filme. É totalmente na transformação, ou melhor, no entendimento de que a objetividade é o artifício da pureza que Melville tece uma cena que, de tão incomum num filme dos anos 50 (filme de certa história do cinema, que Bob, o Jogador faz parte), é ao mesmo tempo uma bomba de erotismo (erotismo puro, pois inconcebivelmente imediato) e uma lição de expectativa (que todo o filme, aliás, constrói com a velha calma da elegância fria de Melville)
Como Robert Bresson, Melville parece estar interessado no movimento, na ação de outras coisas. Ação do ensaio, ação da face de um cachorro (coisa pura, retrabalhada para o filme, daí todo um sentido a ela). Pois todo e qualquer movimento (Bob conversando com Yvonne no bar, sobretudo) é o próprio ato simbólico para alguma coisa. No caso de Bob, a lembrança de um passado, de algo dele que ele mesmo não soube compreender (ou seja, tirar daí uma lição para não reincidir, para não voltar à prisão), de algo que o filme, nos seus termos de “vir-a-ser”, edifica sempre: talvez seja apenas uma vez que vemos Bob perder no jogo, mas suas outras derrotas mesmo nunca mostradas são cada vez mais avassaladoras, porque são fruto de um local onde o plano não entra. Se vemos, isto sim, Bob vencer e vencer ininterruptamente na noite do assalto de fato, é apenas para percebermos que até sua vitória não passa de um ensaio do que é viver fora do crime, ensaio principalmente do “vir-a-ser rico”, milionário, e para nos darmos conta também de que Bob, o Jogador é um filme que pode ser sobre a emoção do ato qualquer, da emoção do ensaio, porque não?

Elenco:

Roger Duchesne
Isabelle Corey
Daniel Cauchy
Guy Decomble
André Garet
Claude Cerval
Simone Paris
Gérard Buhr
Colette Fleury
René Havard

Informações Técnicas:


Direção: Jean-Pierre Melville.
Roteiro: Jean-Pierre Melville, Auguste Le Breton.
Produção: Jean-Pierre Melville, Serge Silberman.
Música: Eddie Barclay, Jo Boyer.
Fotográfia: Maurice Blettery.
Edição: Monique Bonnot.

Dados do Arquivo:

Formato: Rmvb.
Tamanho: 444 mb.
Duração: 1:42
Áudio: Francês.
Legendas: Português.

BAIXAR / DOWNLOAD

Arrow http://rapidshare.com/files/372947308/JPMB_ShadowsV.part1.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/373590828/JPMB_ShadowsV.part2.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/373193367/JPMB_ShadowsV.part3.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/373165619/JPMB_ShadowsV.part4.rar
Senha / Copie e Cole este endereço: http://farra.clickforuns.net

This entry was posted on domingo, abril 18, 2010 and is filed under , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário