O ESTRANHO - THE STRANGER - 1946 - DIREÇÃO ORSON WELLES - ORSON WELLES,EDWARD G. ROBINSON, LORETTA YOUNG - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , ,

CINEMA USA
FILMOGRAFIA ORSON WELLES
O ESTRANHO
THE STRANGER
1946
DIREÇÃO ORSON WELLES
ORSON WELLES
EDWARD G. ROBINSON
LORETTA YOUNG
RMVB LEGENDADO

POSTADO POR FONFAFU


Sinopse:

Orson Welles dirige e estrela este intenso, complexo e assustador clássico dos filmes noir. Charles Rankin (Welles) aparenta viver a vida perfeita. Ele tem uma bela e nova esposa (Loretta Young), um respeitável cargo em uma faculdade proeminente, e uma charmosa casa na idílica cidade de Conneticut. Sua esposa começa a revelar-se, no entanto, com a chegada do Detetive Wilson (Edward G. Robinson), da Comissão de Crimes de Guerra, à procura do elusivo e infame criminoso nazista Franz Kindler. Acompanhando Wilson está o único homem que pode identificar Kindler pessoalmente: seu ex-camarada Meinike. A busca por Kindler parece ser impossível com o repentino assassinato de Meinike, mas o insistente detetive Wilson continua com a busca, que o filme levará a um clímax chocante que está entre os mais memoráveis da história do cinema.

Crítica de Roberto Fagundes:

Welles, The Stranger, Noir e o Cinema:
Como justificativa da ambivalência de sentimentos e do comportamento humano, nada mais preciso que este filme de Welles se chame “The Stranger”, e claro, que se encontre nas “imperfeições”, melhor denominar, digressões, do gênero Noir.
Há uma dificuldade de compreensão, por parte de certos personagens, tão evidente e tão gritante, que a estranheza de caráter não se reduz apenas na enigmática figura de Orson Welles ( Charles Rankin/ Franz Kindler), vejam por ex. sua noiva Mary (Loretta Young), e seu pai o juiz Adam Longstreet (Philip Merivale).
Em determinado momento Mary, mesmo com a evidência dos fatos se nega a crer na culpabilidade de Charles, já seu pai parece ignorar o real perigo que sua filha possa correr. É como se a “maldade” estive no cerne da sociedade, e o enfrentamento, uma atitude desnecessária, sem fundamento, sem possibilidade e a maior prova disso fosse o passado, que não se muda e portando, convive com o presente.
Recordações, lembranças, estão sempre no centro das narrativas de Welles, onde o passado é investigado, à procura de respostas e soluções para redenção, ou, meramente para a continuidade da vida, para o segmento...
Na estilosidade técnica do gênero (Noir), Welles se aproveita até o osso de suas variações, usa e abusa da lumonisidade, do jogo de sombras (reparem no contraste dos rostos de Charles e Mary, qdo estes se confrontam ), dos ângulos, da precisão dos movimentos, ora em longos takes sem cortes, ora em closes, ora em planos médios, ora tomadas aéreas.
Mas é da ambigüidade do gênero – que por vezes beira a desfaçatez aqui, neste filme - que Welles mais se aproveita, para contar uma história simples, sem os caminhos intrínsecos percorridos em outros filmes, de uma narrativa de fácil assimilação, sem nem mesmos surpresas, aquilo que parece ser, de fato é, e as respostas, cedo ou tarde, aparecem. Mas é os pequenos detalhes no comportamneto de seus personagens que torna o filme fascinante.
É sabido por quem conhece a trajetória de Welles no cinema, toda a dificuldade encontrada por ele para a realização de seus filmes, tudo por culpa de uma estréia bombástica, do qual nem preciso dizer aqui o nome.
Welles pagou o preço pela ousadia, por ser genial demais, e a realização de projetos “encomendados”, foi cada vez maior, para não dizer somente.
E “O Estranho”, acaba por refletir essa imagem do artista, que mesmo sob interferências imprimia um registro, uma marca pessoal. Como cinema, “The Stranger” possui momentos de brilhantismo, que fazem com que todo contexto se solidifique, se engrandece. Os detalhes, não se esqueçam.
A seqüência final do filme, confluindo-se dessa premissa, é exemplar, e não poderia se desenvolver em melhor cenário, nem sob aspecto mais edificante, na torre de uma igreja, observada pelo tempo, o relógio, entre frestas e sombras e se utilizando, como uma benção, do Cinema “Negro” de Hollywood.
Desde o ínicio de sua carreira, Welles sempre esteve ao largo deste pragmatismo vivente, da obviedade, do concreto, da falta de ambição, nada mais justo, então, que dar as mãos ao cinema dos “excluídos”, dos “restos”, e daí, extrair a genialidade, e imprimi-la aqui e acolá, nos detalhes, em dados momentos – maiores, menores – mas sobretudo, na imprecisão do cinema.
Acima de tudo, quando o filme termina, ficamos com a impressão de que Welles se divertiu pra cacete sentado na sua cadeira de diretor.
Brincou de fazer cinema, e deve ter rolado de rir da cara de seus produtores, agentes e genéricos.
Por vezes, é melhor ser marginalizado, viver na sarjeta e cometer delitos....O crime pode compensar

Elenco:

Edward G. Robinson ... Mr. Wilson
Loretta Young.............. Mary Longstree
Orson Welles................ Professor Charles Rankin
Philip Merivale............. Judge Adam Longstreet
Richard Long................ Noah Longstreet
Konstantin Shayne........ Konrad Meinike
Byron Keith.................. Dr. Jeffrey Lawrenc
Billy House................... Mr. Potter
Martha Wentworth........ Sara


Informações Técnicas:

Título Original: The Stranger
Gênero: Drama / Thriller / Noir
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 1946
Estúdio: International Pictures (I)
Direção: Orson Welles
Roteiro: Anthony Veiller, Victor Trivas e Decla Dunning
Música: Bronislau Kaper
Fotografia: Russell Metty
Direção de Arte: Albert S. D'Agostino

Premiações:


*Academy Awards, USA
Nominated Oscar - Best Writing, Original Story - Victor Trivas


*Venice Film Festival
Nominated Golden Lion - Orson Welles


Dados do Arquivo:

Duração:1h 35min
Formato: RMVB ( Divididi em 5 Partes)
Idioma: Inglês
Legendas: Português/BR ( Embutidas )
Tamanho: 494 MB
Servidor: Megaupload & 1 no Rapidshare


BAIXAR / DOWNLOAD [LINK REUPADO]

Arrowhttp://www.mediafire.com/?ztcn1ngjywj





This entry was posted on sexta-feira, abril 23, 2010 and is filed under , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

4 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Boa tarde Sônia.
Orson Welles???? Que maravilha!!!!
Sempre nos oferecendo o que há de melhor. Parabéns!!
Estou esperando um filme dele. Quem sabe, você poderia postá-lo: Jane Eyre com Joan Fontaine, acho que é de 1946.
Beijos

QUERIDA JAQUELINE

VOU PROCURAR ESTE PRECIOSIDADE E POSTAR ASSIM QUE ACHAR :)

OBRIGADA PELA SUGESTÃO!!!!!

BEIJÓCAS

SONIASSRJ

Ola mais uma vez, dizer mais sobre este blogue, seria idolatrá-lo, com tantas maravilhas.
Gostaria que revesse o link;
http://rapidshare.com/files/378939861/TSOW.fongagu.part5.rar
deste filme que do Orson Welles,
THE STRANGER.
Está a dar um erro ou foi deletado.
Também do filme " Ninotchka " veja o que se passa porque dá uma informação de protegido? e também fazer-lhe um pedido se for possível, filme de 1977 que é "Black Sunday".
Em relação ao filme "Da Rapariga Rosa Choque", tenho tido pouco tempo mas assim que o ver vou emitir uma opinião.
Uma vez mais os meus sinceros parabéns, por tão preciosos filmes.
jorgemanuelabreu@sapo.pt
JMAbreu

Obrigada mais uma vez por sua ajuda e vou tentar achar os postadores dos filmes que estão com links deletados.

Desculpa por este inconveniente que apesar de alheio a nossa vontade, sei que é irritante.

Um forte abraço

SoniaSSRJ

Postar um comentário