WOYZECK - 1979 - DIREÇÃO WERNER HERZOG - KLAUS KINSKI, EVA MATTES, WOLFGANG REICHMANN - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , , ,

CINEMA ALEMÃO
FILMOGRAFIA WERNER HERZOG
WOYZECK
1979
DIREÇÃO WERNER HERZOG
KLAUS KINSKI
EVA MATTES
WOLFGANG REICHMANN
RMVB LEGENDADO
BASEADO EM PEÇA TEATRAL DE GEORG BÜCHNER
BY SSRJ


DOWNLOAD


Sinopse:

Franz Woyzeck (Kinski) é um infeliz, inútil soldado, sozinho e sem o reconhecimento da sociedade, atacado de todos os lados por forças que ele não consegue controlar.

Crítica:

O cineasta alemão Werner Herzog é conhecido pelos métodos inusitados com que aborda todas as suas produções, seja no gênero documentário ou em filmes ficcionais. Baseado numa das peças teatrais mais conhecidas e importantes do romantismo alemão, “Woyzeck” surgiu num surto criativo quase impossível de ser igualado: foi filmado em apenas dezoito dias e editado em quatro. É um longa-metragem duro, difícil, cuja narrativa – composta por apenas 27 takes repletos de silêncio – reproduz com exatidão os sentimentos de opressão e desorientação experimentados pelo protagonista.
O caso da produção do filme bate perfeitamente com a história confusa da peça. O texto original, de Geörg Buchner, foi escrito no século XIX, e demorou décadas a ser decifrado por especialistas na obra do autor, porque não era um texto coeso, e sim um bando de segmentos escritos com tinta fraca. Ou seja, a história nunca passou de um amontoado de notas soltas, quase desconexas, que o dramaturgo pretendia utilizar numa peça, mas nunca levou a cabo a tarefa. Ainda assim, as primeiras montagens foram um sucesso tão grande que o texto acabou por se tornar primordial para entender a nostalgia e a desilusão com o mundo dos homens, características importantes do movimento romântico na Europa.
Na época da produção do longa, em 1976, Herzog vivia uma fase de acerto de contas com a cultura alemã que o antecedeu. Foi durante as filmagens de “Nosferatu”, remake do importante filme da fase expressionista alemã, que o diretor resolveu transformar a peça em filme. Convencido de que a melhor forma de capturar a urgência e a angústia do protagonista era eliminando o processo detalhista que costuma acompanhar a pré-produção de um filme, Herzog simplesmente decidiu improvisar tudo. Usou o mesmo elenco, a mesma equipe técnica, os cenários e figurinos de “Nosferatu”, e começou a registrar o texto da peça, em película, apenas cinco dias depois de completar as filmagens do filme de horror, numa vila medieval da República Tcheca.
O resultado é uma obra idiossincrática, irregular, de “mise-en-scéne” fundamentalmente teatral. A história é focalizada sobre o soldado Franz Woyzeck (Klaus Kinski), homem do povo que é humilhado pelo chefe no quartel, traído pela esposa e submetido a uma experiência científica bizarra pelo médico da aldeia. Exausto pelas filmagens duras de “Nosferatu”, Kinski utiliza este cansaço para compor com perfeição o quadro de esgotamento nervoso vivido pelo personagem. O método de Herzog, constituído de longas tomadas sem cortes e interpretações infladas, quase teatrais, faz o resto. O resultado é uma demonstração cabal do tumulto interior que é marca registrada deste cineasta genial.
Eva Mattes recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante em Cannes.


Elenco:

Klaus Kinski (Friedrich Johann Franz Woyzeck)
Eva Mattes (Marie)
Wolfgang Reichmann (Capitão)
Willy Semmelrogge (Médico)
Paul Burian (Andres)
Irm Hermann (Margret)
Volker Prechtel (Handwerksbursche)
Dieter Augustin (Marktschreier)
Irm Hermann (Margret)
Wolfgang Bächler (Jew)

Informações Técnicas:

Estúdio: Werner Herzog Filmproduktion, Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF)
Direção: Werner Herzog
Roteiro: Werner Herzog (baseado na peça de Georg Büchner)
Produção: Joschi Arpa
Fotografia: Jörg Schmidt-Reitwein
Figurino: Gisela Storch
Edição: Beate Mainka-Jellinghaus

Dados do Arquivo:

Duração: 82 min.
Formato: RMVB
Idioma: Alemão
Legendas: Português (embutidas)
Tamanho: 264 MB (3 partes)
Servidor: Rapidshare


This entry was posted on sexta-feira, fevereiro 19, 2010 and is filed under , , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário