SARABAND - 2003 - DIREÇÃO INGMAR BERGMAN - LIV ULLMANN, ERLAND JOSEPHSON, BÖRJE AHLSTEDT, JULIA DUFVENIUS - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , ,

CINEMA SUECO
FILMOGRAFIA INGMAR BERGMAN
SARABAND
2003
DIREÇÃO INGMAR BERGMAN
LIV ULLMANN
ERLAND JOSEPHSON
BÖRJE AHLSTEDT
JULIA DUFVENIUS
RMVB LEGENDADO
BY SSRJ


DOWNLOAD


Sinopse:

A advogada Marianne (Liv Ullmann), 30 anos após estar divorciada, decide visitar impulsivamente seu ex-marido, Johan (Erland Josephson). Ele alcançou a independência financeira em razão de ter recebido uma grande herança, assim deixou a universidade e agora vive isolado em uma casa no interior. Ao chegar, ela testemunha o relacionamento atormentado entre Johan, seu odioso filho Henrik Börje Ahlstedt) e uma neta de 19 anos, Karin (Julia Dufvenius). Incapaz de lidar com a morte da esposa, que faleceu há 2 anos, Henrik expressa sua dor através de uma nada saudável obsessão com Karin, sua filha adolescente. Ignorando os protestos de Henrik, Johan oferece mandar Karin para um prestigiado conservatório de música, forçando-a a escolher entre ficar com seu atormentado pai ou ter um futuro promissor como uma violoncelista.

- Crítica -

Identificar uma obra-prima no cinema é tarefa muitas vezes subjetiva. No caso do cinema de Ingmar Bergman, nem tanto: alguns de seus filmes podem receber a tão polêmica alcunha sem medo ou hesitação, pelo simples motivo de serem, essencialmente, o que de mais lindo e intenso que a tela grande pode proporcionar. Incrível como Bergman torna este seu dito filme final quase um epitáfio
Liv Ullman olha para a câmera e relembra o passado. É assim o início do fim de Ingmar Bergman. Saraband retoma os personagens da minissérie (transformada em longa-metragem) Cenas de um Casamento e mostra uma espécie de epílogo de toda a cinematografia do diretor. A melancolia das imagens e diálogos de Saraband reflete situações de dor. O foco é a perda. Perda do amor, da inocência, da felicidade, da vida.
Perda da vida, morte: é isso que realmente move os filmes de Bergman. Não é diferente aqui. A principal personagem não é Liv Ullmann, interpretando Marianne, ex-esposa de Johan. É Anna, a nora falecida de Johan, a mãe de Karin, a mulher de Henrik. Todos os personagens gravitam em torno dessa presença ausente, dessa defunta que deixou marcas profundas em cada um.
A sarabanda é uma dança espanhola, mas também um movimento musical difícil de ser atingido e que, quando existe, é sublime. O caminho de Karin, filha de Anna, é uma sarabanda: ela está presa ao desejo do pai desde a morte da mãe. Seu percurso rumo à libertação é o mote do filme, e a encenação cíclica de Bergman (os personagens aparecem em duplas, sempre tendo um dialogando com alguém da cena anterior) parece ir ao encontro do desfecho de uma saga de pessoas angustiadas.

Elenco:

Liv Ullmann (Marianne)
Erland Josephson (Johan)
Börje Ahlstedt (Henrik)
Julia Dufvenius (Karin)
Gunnel Fred (Martha)

Informações Técnicas:


Direção: Ingmar Bergman.
Roteiro: Ingmar Bergman.
Fotografia: Stefan Erickson, Raymond Wemmenlöv, Sofi Stridh, Per-Olof Lantto e Jesper Holmström.
Desenho de Produção: Göran Wassberg.
Figurino: Inger Pehrsson.
Edição: Sylvia Ingermarsson.

Dados do Arquivo:

Formato: Rmvb.
Tamanho: 346 Mb.
Duração: 1:46
Áudio: Sueco.
Legendas: Português.


This entry was posted on terça-feira, fevereiro 16, 2010 and is filed under , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário