LUZES DA RIBALTA - LIMELIGHT - 1952 - DIREÇÃO CHARLES CHAPLIN - CHARLES CHAPLIN, BUSTER KEATON, CLAIRE BLOOM, CHARLEY ROGERS, EDNA PURVIANCE, FAMÍLIA CHAPLIN: OONA,CHAPLIN Jr.,GERALDINE,JOSEPHINE, MICHAEL & SYDNEY - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , , , ,

CINEMA USA

FILMOGRAFIA CHARLES CHAPLIN
FESTIVAL EDNA PRUVIANCE
LUZES DA RIBALTA
LIMELIGHT
1952
DIREÇÃO CHARLES CHAPLIN
CHARLES CHAPLIN
BUSTER KEATON
CLAIRE BLOOM
CHARLEY ROGERS
EDNA PURVIANCE
FAMÍLIA CHAPLIN:
OONA,
CHAPLIN Jr.,
GERALDINE,
JOSEPHINE,
MICHAEL
&
SYDNEY
RMVB LEGENDADO
BY SSRJ


DOWNLOAD


Sinopse:

Londres, 1914. Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante, que no passado fizera sucesso no vaudeville e music hall. Calvero foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra. Porém tudo muda quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha inconsciente uma jovem, Thereza Ambrose (Claire Bloom). Calvero chama um médico e ambos a carregam para o seu apartamento, que fica dois andares acima. Quando ela desperta, Calvero lhe pergunta por qual razão quis cometer suicídio. Theresa lhe explica que sempre sonhou ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas. Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Theresa fará tudo para ajudá-lo.

Crítica:

A trilha sonora original do próprio Chaplin é um espetáculo à parte mesmo. mas quanto à história... Chaplin não conseguiu, mesmo se esforçando, criar um filme "robusto" e minimamente complexo, que afrontasse com o cinema falado que, àqueles tempos, batia de cara com o seu jeito ingênuo de fazer cinema, e que jogava as suas comédias no limbo do esquecimento.
Limelight é uma tentativa extremamente pessoal para não ser esquecido, fruto da vaidade de um exilado que quer, novamente, o reconhecimento na sua terra de origem. se por um lado o filme é ingênuo e enfadonho, por outro é extremamente afável e emocionante (porque é biográfico) - e é isso, no fundo, que salva o filme e o torna clássico.
A grande questão é saber até que ponto essa tentativa do Chaplin em voltar as origens é ruim ou não... Confesso que o filme tem ares de cinema mudo (tanto que a história se passa em 1914), ele foi feito numa época em que esse tipo de humor já não era a grande sensação, mas mesmo assim não consigo ver isso como um defeito. Vejo como uma auto referência, ou como vc mesmo disse, auto biográfico.
Chaplin ficou tão marcado com o cinema mudo que quando o vemos num filme falado o impacto não é o mesmo. Mas é tudo questão de gosto, eu adoro esse filme justamente por ser a cara do Chaplin, mesmo sabendo que de uma certa forma foi feito na época errada.
O número do adestramento de pulgas é tão, mas tão chato, que se torna até engraçado, quando lembramos dele.
By Henry K.

Elenco:

Charles Chaplin (Calvero)
Claire Bloom (Thereza Ambrose)
Buster Keaton (Parceiro de Calvero)
Sydney Chaplin (Neville)
Norman Lloyd (Bodalink)
Marjorie Bennett (Sra. Alsop)
Barry Bernard (John Redfern)
Stapleton Kent (Claudius)
Leonard Mudie (Dr. Blake)
Doris Lloyd (Mãe de Thereza)
Wheeler Dryden (Médico de Thereza)
Andre Eglevsky (Dançarino)
Melissa Hayden (Dançarino)
Charlie Hall
Charley Rogers
Edna Purviance
Nigel Bruce
Geraldine Chaplin
Josephine Chaplin
Charles Chaplin Jr.
Michael Chaplin
Oona Chaplin

Informações Técnicas:

Título Original: Limelight
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 132 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1952
Estúdio: Celebrated Productions
Distribuição: United Artists
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin, baseado em estória de Charles Chaplin
Produção: Charles Chaplin
Música: Charles Chaplin

Premiações:

- Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou o BAFTA de Melhor Revelação (Claire Bloom), além de ser indicado na categoria de Melhor Filme.

Curiosidades:

- Este é o 1º e único filme em que Charles Chaplin e Buster Keaton, dois astros do cinema mudo, contracenam juntos.
- Última atuação de Edna Purviance no cinema. A atriz atuou várias vezes com Chaplin na era do cinema mudo, tendo pouco trabalhado após a década de 20. Chaplin a manteve em sua folha de pagamento até sua morte.
- As crianças vistas com Calvero em sua 1ª cena no filme são na verdade filhos do próprio Charles Chaplin.
- Pela 1ª vez desde sua participação especial em Fazendo Fita (1928) Charles Chaplin aparece em cena sem seu tradicional bigode.
- Os comediantes britânicos Charley Rogers e Charlie Hall fazem pequenas participações em Luzes da Ribalta.
- Quando algumas cenas de Luzes da Ribalta foram rodadas novamente a atriz Claire Bloom não estava disponível para as filmagens. Desta forma Charles Chaplin fez com que Oona Chaplin, sua esposa, a substituísse em cena.
- Luzes da Ribalta apenas ganhou o Oscar na cerimônia de 1972, 20 anos após seu lançamento. Isto porque a estréia do filme em Los Angeles foi adiada por vários anos devido a razões políticas e, como o filme não tinha estreado na cidade, não podia concorrer ao Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas estipula que um filme pode concorrer ao Oscar até 20 anos após seu lançamento, no ano em que for exibido em Los Angeles.
- Este foi o único Oscar ganho por Charles Chaplin em uma categoria competitiva.
- No Brasil a música Luzes da Ribalta foi vertida para o português e mereceu gravação de grandes intérpretes, como Maria Bethânia.

Dados do Arquivo:

Formato: RMVB/DVDRip
Áudio: Inglês
Legendas: Português - Br
Duração: 132 min.

This entry was posted on quarta-feira, outubro 21, 2009 and is filed under , , , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário