DIA DA DESFORRA - LA RESA DEI CONTI - 1966 - DIREÇÃO SERGIO SOLLIMA - LEE VAN CLEEF - TOMAS MILIAN,LUISA RIVELLI, FERNANDO SANCHO - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , ,

CINEMA ITÁLIA / ESPANHA
DIA DA DESFORRA
LA RESA DEI CONTI
1966
DIREÇÃO SERGIO SOLLIMA
LEE VAN CLEEF
TOMAS MILIAN
LUISA RIVELLI
FERNANDO SANCHO
RMVB LEGENDADO
BY SSRJ


AGRADEÇO A SUGESTÃO DE PAULISSON MIURA


DOWNLOAD


Sinopse:

A trama principal de O DIA DA DESFORRA tem início quando Jonathan Corbett (Lee Van Cleef), um famoso caçador de recompensas com aspirações políticas, que topa de imediato perseguir um exímio atirador de facas mexicano Cuchillo Sanchez (Tomas Milian, simplesmente maravilhoso), quando passa a saber numa típica festa da alta sociedade local patrocinada por Brockston (Walter Barnes) que o sujeito é acusado de violentar e matar uma menina de 12 anos. Cuchillo não se demonstra nada difícil de ser encontrado, só que ele sempre arranja uma maneira de fugir por causa da sua invejável esperteza, enquanto Corbett continua tentando botar as mãos nele.
Ainda inédito em DVD no Brasil, temos que nos conformar com essas versões nossas em dvd´r extraída das velhas sessões western da televisão.

Comentário:

O mais célebre fanático por faroestes espaguete, Quentin Tarantino, não se cansa de louvar a boa qualidade dos cineastas italianos (e espanhóis) que surgiram no rastro do sucesso dos filmes estilizados de Sergio Leone, nos idos da década de 1960. “O Dia da Desforra” (La Resa dei Conti, Itália/Espanha, 1966) apenas confirma a opinião do diretor de “Pulp Fiction”. Realizado por Sergio Sollima, o filme foi o primeiro de uma série de três westerns do obscuro diretor, quase desconhecido internacionalmente, a alcançar fama. O longa destacou-se invasão de produções italianas, então feitas aos borbotões, graças ao equilíbrio entre as características mais marcantes do gênero e elementos narrativos originais, que garantem frescor ao resultado final.
De fato, “O Dia da Desforra” é um dos poucos faroestes italianos que tenta investir, com sucesso, em uma veia mais autoral, sem se contentar em simplesmente repetir a receita clássica “cozinhada” por Leone. Sollima é mais generoso no uso de humor, e tem aspirações um pouco mais ambiciosas, no que se refere ao subtexto político. O uso de elementos cômicos dá leveza ao todo, ajudando a modular a tensão de uma perseguição que percorre quase toda a duração do filme, além de comentar e realçar certos aspectos políticos do enredo. Observe, por exemplo, a piada venenosa a respeito da quarta esposa do pastor mórmon cuja expedição os protagonista encontram, logo no início do segundo ato, e que se refere ao machismo latente daquele grupo religioso.
O longa-metragem assume o caráter episódico de um road movie, tendo sido estruturado como uma série de esquetes em que protagonista e antagonista se encontram, a cada intervalo de 15 minutos, em um novo ambiente, povoado por grupos diferentes de personagens secundários. O herói é um arquétipo do faroeste espaguete: um caçador de recompensas (Lee Van Cleef) de mira infalível e coragem ilimitada. Ao contrário do misterioso personagem sem nome de Clint Eastwood nos filmes de Leone, porém, Jonathan Corbett tem um passado definido e um futuro promissor. Possui um código de ética rígido e tem até mesmo aspirações políticas.
Durante uma festa patrocinada por um magnata (Walter Barnes), Corbett recebe a notícia de que Cuchillo Sanchez (Tomas Milian), um anônimo ladrão mexicano, acaba de fugir da cidade, após estuprar e matar uma garota de 12 anos. O pistoleiro logo se prontifica a realizar a caçada. Cuchillo de revela um bandido fácil de rastrear, mas bem difícil de capturar. Uma das grandes virtudes do longa-metragem é a relativa imprevisibilidade da narrativa, que inclui uma reviravolta no terceiro ato. A trilha sonora de Ennio Morricone também é muito boa, embora seja extremamente parecida (arranjos, escolha de instrumentos e até algumas frases musicais) com a inesquecível música de “Três Homens em Conflito”, o grande épico do estilo que Leone filmou alguns meses antes.
Embora não seja tão estilista quanto o homônimo mais famoso, Sergio Sollima usa muito bem as paisagens esturricadas do deserto espanhol de Almeria. Ele filma os duelos de maneira bem parecida que Leone, intercalando planos fechados dos rostos dos pistoleiros com planos gerais em câmera baixa e profundidade de foco, quase sempre enquadrando um detalhe em primeiro plano (uma arma, uma mão, uma bota) e a cena propriamente dita ao fundo. A montagem, porém, é mais rápida e menos solene do que nos filmes de Leone. Aliada aos toques cômicos, esta característica contribui para dar uma dinâmica mais trivial e menos operística à produção.
A química entre os dois atores principais também é muito boa. Van Cleef, sempre eficiente no estilo, nem precisa fazer muito esforço. Ele repete os cacoetes desenvolvidos para o já citado “Três Homens em Conflito”, utilizando até mesmo um cachimbo idêntico ao do outro filme para compor o personagem e injetar tensão às cenas de duelo. Tomas Milian rouba a cena construindo um Cuchillo como um esquivo ladrão de galinhas que prefere as facas aos revólveres (preferência que acaba gerando uma cena bem original, já perto do clímax). No todo, temos aqui um prato cheio para amantes do spaghetti western.
O filme nunca foi lançado no Brasil em DVD, e é bem difícil de ser encontrado até mesmo nos Estados Unidos neste formato. Contudo, é possível achá-lo na Região 2 (Europa), em duas edições bem distintas. Uma delas, pobre, tem imagem de cores lavadas no formato widescreen letterboxed, com áudio em espanhol (Dolby Digital 2.0). A outra, também sem extras, tem imagem bem melhor (wide 2.35:1 anamórfica), também com áudio em dois canais (DD 2.0).

Elenco:

Lee Van Cleef,
Tomas Milian,
Luisa Rivelli,
Fernando Sancho

Informações Técnicas:

Título original: La Resa dei Conti
Título inglês: The Big Gundown
Diretor: Sergio Sollima
Ano: 1966
Trilha sonora: Ennio Morricone

Dados do Arquivo:


RMVB LEGENDADO
Audio: Italiano
Legenda PtBr
Qualidade: DVDRip
Servidor: Rapidshare
Dividido em 4 Partes


This entry was posted on quarta-feira, março 17, 2010 and is filed under , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

2 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Obrigado SoniaSSRJ por postar tão rapidamente este filme e também ao Tarantino por nos indicar indiretamente essas obras esquecidas.
Curti bastante o blog, são poucos que oferecem filmes bons em boa quantidade!

Obs.: Estou na torcida pra vc achar Quando os brutos se defrontam!

Amigo, o prazer é todo meu de postar filmes que talvez tenham sido esquecidos e precisam de ser relembrados, recuperando assim o mais importante para este blog: a cultura que a 7ª Arte nos vem presenteando!

Obrigada por esta excelente sugestão e tal como vc , estarei sempre atenta a continuação desta filmaço!

Abraços mil,

SoniaSSRJ

Postar um comentário