MÓNICA E O DESEJO - SOMMAREN MED MONIKA - 1953 DIREÇÃO INGMAR BERGMAN

Posted in , , , , , , ,

CINEMA EUROPEU
Filmografia Ingmar Bergman


SOMMAREN MED MONIKA
Mónica e o Desejo
1953
DIREÇÃO INGMAR BERGMAN
RMVB LEGENDADO
HARRIET ANDERSSON
LARS EKBORG
DAGMAR EBBSEN
NAEMI BRIESE
 

POSTADO POR FONFAGU

Dados do Arquivo:

Título Original:Sommaren Mes Monika
Gênero: Drama
Duração:1h 36min
Formato: RMVB ( Dividido em 05 Partes)
Idioma: Sueco
Legendas: Português/BR ( Embutidas )
Tamanho: 497 MB
Servidor: Megaupload

SINOPSE:
Harry é um jovem mensageiro de uma loja de cerâmica. Ele conhece Mônica por acaso, uma garota sexy que trabalha em uma quitanda do bairro e se apaixona no primeiro instante. Mônica tem uma discussão com seu pai e decide passar as férias num arquipélago nas redondezas de Estocolmo com o mensageiro. Após um romântico período numa ilha distante, Mônica anuncia que está grávida. Os dois se casam, mas Mônica logo se cansa da monótona vida de dona-de-casa. O marido volta de uma viagem de trabalho e descobre que ela tinha um amante.

COMENTÁRIO:
A consagração mundial de Bergman começou nos escritos de críticos de Montevidéu (fundadores do Cine Universitário del Uruguay, liderados pelo excelente Homero Alsina Thevenet), de Buenos Aires, São Paulo e Rio. Khouri, então, era colaborador do Estadão.Várias obras que chamaram atenção para o sueco em São Paulo, como Juventude (Sommarlek) e Sede de Paixões (Törst), começaram sorrateiramente pelo Cone Sul e São Paulo. No Rio, Bergman conquistou também, sem demora, o crítico e poeta José Lino Grünewald. Eu, que vasculhava os poeiras, redutos de produções "picantes" – numa época em que se confundia erotismo com pornografia – tomei a frente na exaltação de Mônica e o Desejo (Sommaren med Monika), de 1952, e na divulgação de filmes roteirizados por Bergman, como Eva, a Mulher e a Tentação (Eva), de Gustaf Molander, 1948, exibido no Brasil com atraso. Eva só é admirável por algumas cenas com nítidas impressões digitais de Ingmar. Na cabeça de alguns distribuidores, "sueco" era gênero... Um gênero capaz de render bom dinheiro quando "desovado" em cinemas como os cariocas Orly (ex-São Carlos) e o extinto São José (um reduto gay), da Praça Tiradentes.

Senti um calafrio quando, numa cena da parte final de Mônica, a jovem Harriet Andersson encara a câmera em longo e voluptuoso close (isto é, "olho-no-olho", cada um dos espectadores), sem palavras. O olhar de Monika demolia a "quarta parede" e estabelecia uma intimidade entre o filme e a vida lá fora. Décadas depois, minha admiração pela atriz foi endossada pelo próprio Bergman, que (no livro Imagens, 1995) citou esta cena para exemplificar porque considerava Harriet "um dos gênios do cinema". Depois de um verão nas ilhas, quando a paixão pelo protagonista já fora sufocada pelo cotidiano de Estocolmo, Monika dança com um parceiro ocasional em um café. "Ao som da swing music, a câmera se vira para Harriet. Seu olhar se volta do parceiro para as lentes da câmera. Aqui é subitamente estabelecido, pela primeira vez na história do cinema, um contato desavergonhado, direto com o espectador" - disse Bergman.

Realizado com muita margem para improvisações e contribuições dos atores, Mônica e o Desejo deu oportunidade a esse grande momento criativo de Harriet Andersson. Este filme, apesar de afinidades com uma tradição naturalista sueca, tem seqüências que anunciam o grande Bergman de Noites de Circo (Gycklarnas Afton), e que – apenas quatro anos depois – assombraria com um dos filmes-chaves do cinema moderno, Morangos Silvestres (Smultronstället).

Não há dúvida: a descoberta de Bergman aconteceu em colunas de crítica do Cone Sul, Rio e São Paulo. Esses críticos só não abriram os olhos do mundo porque não contavam com publicações de circulação internacional, como a britânica Sight and Sound e os Cahiers du Cinéma.

ELENCO:
Harriet Andersson
Lars Ekborg
Dagmar Ebbesen
Åke Fridell
Naemi Briese
Åke Grönberg
Sigge Fürst
John Harryson

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Título Original: Sommaren Med Monika
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 1h 36min
Ano de Lançamento: 1953
Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Per Anders Fogelström

PÁGINA DO FILME NO IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0046345/



BAIXAR / DOWNLOAD


1- http://www.megaupload.com/?d=IAWYBNGL
2- http://www.megaupload.com/?d=84K7PWSH
3- http://www.megaupload.com/?d=SZIW48P6
4- http://www.megaupload.com/?d=WOQIT40K
5- http://www.megaupload.com/?d=FXUMSO6W

COPIE O ENDEREÇO E COLE NO NAVEGADOR

This entry was posted on domingo, maio 02, 2010 and is filed under , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário