METRÓPOLIS - 1927 - DIREÇÃO FRITZ LANG - ALFRED ABEL, GUSTAV FRÖHLICH, BRIGITTE HELM - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , ,

CINEMA ALEMÃO
FILMOGRAFIA FRITZ LANG
METRÓPOLIS
1927
DIREÇÃO FRITZ LANG
ALFRED ABEL
GUSTAV FRÖHLICH
BRIGITTE HELM
RMVB LEGENDADO
BASEADO EM LIVRO DE THAE VON HARBOU
BY SSRJ


AGRADEÇO A SUGESTÃO DE ANTONIO CARLOS MACHADO


Sinopse:
Metrópolis, ano 2026. No futuro, a sociedade está dividida em dois grupos: os trabalhadores, que vivem debaixo de terra e trabalham em regime de escravidão e a classe dominante que vive na superfície. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins na superfície. Porém, um dia, Freder conhece a jovem Maria (Brigitte Helm)...
A obra demonstra uma preocupação crítica com a mecanização da vida industrial nos grandes centros urbanos, questionando a importância do sentimento humano, perdido no processo. Como pano de fundo, a valorização da cultura, expressa no filme através da tecnologia e, principalmente, da arquitetura.
Mais uma obra do expressionismo alemão, desta vez narrando o conflito proprietários vs. trabalhadores. Os símbolos mais óbvios de Metrópolis são sem dúvida os religiosos, destacando-se aqueles que envolvem Freder e Maria. Há um paralelo entre a história bíblica de Adão e Eva, a tentação do homem.
Ninguém poderá negar que Metrópolis é uma obra prima visual. Tendo em consideração o período em que foi filmado, seus efeitos especiais são estrondosos. Os efeitos foram criados à mão, quer através de edição, quer através da câmera. Para criar certos efeitos eram colocados espelhos estrategicamente posicionados, de modo a expor a imagem a ser projetada, a parte prateada do espelho tinha de ser raspada em locais estrategicamente apropriados. Um único erro poderia arruinar o espelho assim como toda a imagem. Este processo teve de ser empregue, quando essa era a intenção, em cada plano composto.
O filme foi restaurado em 2001.

Elenco:

Alfred Abel (Johhah "Joh" Fredersen)
Gustav Fröhlich (Freder Fredersen)
Brigitte Helm (Maria / Robô)
Rudolf Klein-Rogge (C.A. Rotwang)
Fritz Rasp (Slim)
Theodor Loos (Josaphat)
Heinrich George (Grot)
Erwin Biswanger (Georg)


Informações Técnicas:

Ano de Lançamento (Alemanha): 1927
Site oficial: http://www.kino.com/metropolis
Estúdio: Universum Film S.A.
Distribuidora: Paramount Pictures / Kino International
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Fritz Lang e Thea Von Harbou (baseado em livro de Thea Von Harbou)
Produção: Erich Pommer
Música: Gottfried Huppertz
Fotografia: Karl Freund e Günther Rittau
Direção de arte: Otto Hunte, Erich Kettelhut e Karl Vollbrecht
Figurino: Aenne Willkomm


Curiosidades:

- Lang tinha uma particularidade que anos após veio a ser copiada pelo maior mestre do suspense. Após ter de ensinar a um ator como deveria fazer com a mão em um close, o diretor acabou gostando do take e utilizando-o no filme original. A partir daí, ele optou por colocar em todos os seus filmes um close de sua própria mão. Alfred Hitchcock o imitou aparecendo em todas as suas películas. E hoje em dia M. Night Shyamalan faz a mesma coisa.
- À época, Metropolis impressionou tanto Hitler que, quando este chegou ao poder, solicitou ao Ministro Goebbels que abordasse Lang, convidando-o para assumir a chefia da indústria cinematográfica alemã. Enquanto Thea Von Harbou, sua esposa à época, mergulhou no projeto, Lang fugiu para Paris, onde chegou a produzir filmes de conteúdo antinazista, e, em seguida, para os Estados Unidos.
- Metrópolis contou com a participação de nada menos do que 36.000 figurantes e levou dois anos para ser filmado.
- Com elementos como robô e clone, antes jamais citados em nenhum filme, reza a lenda que a história de Frankstein teria sido inspirada nesta película.
- À época de seu lançamento o filme foi bastante criticado por aqueles que não gostaram de seu contexto político, dentre eles, o escritor H.G. Wells.

Dados do Arquivo:

Duração: 124 min.
Cor:: preto e branco.
Idioma: Inglês
Formato: RMVB (DVDRip).
Legendas: Português (embutidas)
Tamanho: 483 MB (4 partes)
Servidor: Rapidshare

BAIXAR / DOWNLOAD

Arrow http://rapidshare.com/files/285492421/M3T47DFL2_9E31BWR.part1.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/285499179/M3T47DFL2_9E31BWR.part2.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/285505839/M3T47DFL2_9E31BWR.part3.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/285511782/M3T47DFL2_9E31BWR.part4.rar
Senha / Copie e Cole este endereço: http://farra.clickforuns.net

This entry was posted on domingo, abril 18, 2010 and is filed under , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário