A GRANDE TESTEMUNHA - AU HASARD BALTHAZAR - 1966 - DIREÇÃO ROBERT BRESSON - ANNE WIAZEMSKY, FRANÇOIS LAFARGE, PHILIPPE ASSELIN - AVI LEGENDADO

Posted in , , , , , ,

CINEMA FRANCÊS
A GRANDE TESTEMUNHA
AU HASARD BALTHAZAR
1966
DIREÇÃO ROBERT BRESSON
ANNE WIAZEMSKY
FRANÇOIS LAFARGE
PHILIPPE ASSELIN
AVI LEGENDADO
BY SSRJ


Sinopse:

A vida de Balthazar, um jumento, desde sua infância idílica cercado por crianças que o adoravam, até a idade adulta, tiranizado como animal de carga. Sua vida é contada juntamente com a da menina que lhe deu o nome: enquanto ele é maltratado pelo dono, ela será humilhada por um amante sádico. Só vai encontrar um pouco de paz no dia que é empregado por um velho moleiro, que acredita ser o burro uma reencarnação de um santo.

Crítica Roberto Fagundes:

Quando vi A Grande Testemunha ( Au hasard Balthazar, 1966 ), e o filme chegou ao seu fim, fiquei em estato catatônico, imerso numa sensação de desconforto, de vazio, de “real”.
O filme de Bresson é o distanciamento do sentimento elementar, da conivência, do dramático, palavra esta perigosa para o seu cinema, enraizado na “anti-Dramaticidade”. A interpretação de seus atores é inexistente ( com freqüência, Bresson, utilizava não-profissionais para o elenco), e tudo tem uma aparência mecanizada, como que se aquilo a quê estamos assistindo não fosse o produto final, e sim, um ensaio, do que poderia vir a ser.
Essa mecanização impressa em seus personagens distancia qualquer sentimento de compaixão, o nosso “distanciamento do sentimento”, para com eles, personagens humanos.
A humanidade de Bresson está à beira de um abismo, sem ter para onde ir, calcada num destino irreverssível : o da falta de perspectiva. Eles não acreditam em salvação, eles vivem aquilo que está acontecendo, ou aquilo que não está.
Há uma cena no filme em que um personagem ( o bêbado, acusado de assassinato), faz uma oração, no qual implora por salvação, para que não seja condenado, promete então nunca mais beber caso receba essa “ajuda” Divina. Enquanto faz o pedido, há um corte, e vemos o céu, a lua, e uma nuvem sombria à encobrir, outro corte, e o vê-mos em um bar , não o seu rosto, mas as suas mãos. Não precisamos de seu rosto, sabemos que é ele, não porque a balconista diz o seu nome, enquanto sua mão abraça o copo, não, sabemos, porquê sabíamos antes. Por não acreditar na sua promessa. Mas Bresson, parece fazer questão de salientar o desprezo por atitudes pequenas e amplia esse discernimento. A fé que falta não é a religiosa, é a individual, é a fé em si mesmo.
Não poderia ser mais eloquente que o personagem principal de “A Grande Testemunha”, fosse um animal.
É por Balthazar que sentimos alguma coisa. E pela frieza do cinema de Bresson, evidentemente.

Elenco:

Anne Wiazemsky
François Lafarge
Philippe Asselin
Nathalie Joyaut
Walter Green
Jean-Claude Guilbert
Pierre Klossowski
François Sullerot
Marie-Claire Fremont
Jean Rémignard


Informações Técnicas:

Título Original: Au hasard Balthazar
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 1966
Estúdio: Cinema Ventures
Direção: Robert Bresson
Roteiro: Robert Bresson
Música: Jean Wiener
Fotografia: Ghislain Cloquet
Edição: Raymond Lamy

Premiações:


French Syndicate of Cinema Critics - Melhor Filme
Festival de Veneza - OCIC Award - Direção / 1966


Dados do Arquivo:

Duração: 1h 35min
Formato: AVI
Idioma: Francês
Legendas: Português/BR (Separadas)
Tamanho: 700 MB ( Dividido em 7 Partes )
Servidor: Megaupload

BAIXAR / DOWNLOAD

Arrowhttp://www.megaupload.com/?d=0V7YYCRI
Arrowhttp://www.megaupload.com/?d=2O4HCQ39
Arrowhttp://www.megaupload.com/?d=R3M5V9NO
Arrowhttp://www.megaupload.com/?d=9OOYRDZ0
Arrowhttp://www.megaupload.com/?d=HMJ1C6M8
Arrowhttp://www.megaupload.com/?d=2XT83E0M
Arrowhttp://www.megaupload.com/?d=S34PKH08
Legenda:
Arrowhttp://www.megaupload.com/?d=OUSUQ3LB
Senha / Copie e Cole este endereço: http://farra.clickforuns.net

This entry was posted on terça-feira, abril 13, 2010 and is filed under , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário