ANATOMIA DO MEDO - IKIMONO NO KIROKU - 1955 - DIREÇÃO AKIRA KUROSAWA - TOSHIRÔ MIFUNE - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , ,

CINEMA JAPÃO / ORIENTE
FILMOGRAFIA AKIRA KUROSAWA
FESTIVAL TOSHIRÔ MIFUNE
ANATOMIA DO MEDO
IKIMONO NO KIROKU
1955
DIREÇÃO AKIRA KUROSAWA
TOSHIRÔ MIFUNE
RMVB LEGENDADO
BY SSRJ


DOWNLOAD


Sinopse:

Velho empresário está obcecado com a idéia de que haverá um extermínio nuclear. A família conclui que ele já não é capaz de gerir os negócios e o afasta. Ele continua com medo e tenta convencer a todos a sair do Japão em busca de segurança no Brasil.


Comentário:

Anatomia Do Medo sintetiza preocupações recorrentes na obra de Akira Kurosawa. O medo iminente de um ataque nuclear é assunto retratado pelo cineasta em diversas obras. Mas Kurosawa não se prende apenas por "este", ou, por só "este" Medo. Na trama de "Ikimono no kiroku", Kichi Nakajima ( magistralmente interpretado por Mifune ), é o empresário que temeroso por um possível ataque nuclear, pretende viver no Brasil com sua família, esta porém, num embate judicial, o acusa de estar com a sanidade comprometida.
Kurosawa esmiuça o comportamento humano, o oportunismo gerado pela incompreênsão, a comodidade do que é vantagoso para si. A Loucura é a válvula de escape de uma possível ameaça. Ameaça a pretenções particulares, a sanidade e a razão é o comodismo.. O medo é desmassificado, é transmutado em niilismo.
Kurisawa sempre conviveu com a acusação de realizar filmes "ocidentalizados" produzindo com isso um afastamento e uma má vontade por parte da crítica. Sofreu, artística e pessoalmente. Se no ínicio filmou em profusão- em pouco mais de duas décadas foram 24 filmes -, o mesmo não se deu posteriormente, encontrando cada vez mais dificuldades em conseguir financiamento para suas obras. Veio a depressão, e tentativas de suícidio.
Anatomia do Medo investiga as implicações causadas por uma crença que, por mais possível que possa ser, é vista com distanciamento, é subjugada como irrelevante em detrimento de um "bem maior". O da individualidade, e o da avareza.
Até mesmo Nakajima (Mifune), se entrega ao restrito, onde a solução idealizada se fecha em torno de si e da sua família, e numa cena maravilhosa se vê indagado por seus empregados, a mercê de sua própria sorte, sob as consequências do futuro, a falta de perspectiva que até então fora ignorada pelo patrão.
Mas a percepção do erro é acometida e a insanidade é a redenção para Nakajima. "Para" Nakajima.
O medo de um ataque nuclear é expandido de uma forma ainda mais aterradora, e se reverte em conformismo, em plenitude individual, onde qualquer comportamento disforme está sob a máscara da Insanidade, ou seja, do que não é certo.
Anatomia Do Medo é a massificação da loucura, e sendo assim, foi realizado pelas mãos certas.

Elenco:

Toshirô Mifune
Takashi Shimura
Minoru Chiaki
Eiko Miyoshi
Kyôko Aoyama
Haruko Togo
Noriko Sengoku
Akemi Negishi
Hiroshi Tachikawa
Kichijiro Ueda
Eijirô Tono
Yutaka Sada
Kamatari Fujiwara
Ken Mitsuda
Gen Shimizu

Informações Técnicas:

Título Original: Ikimono no kiroku
Gênero:Drama
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento (JAP) 1955 - EUA 1967
Estúdio: Toho Studios
Direção: Akira Kurosawa
Roteiro: Shinobu Hashimoto e
Fumio Hayasaka
Música: Fumio Hayasaka /
Hachiro Matsui e
Masaru Satô
Fotografia: Asakazu Nakai
Desenho de Produção: Yoshirô Muraki
Direção de Arte: Oyako Kato e
Kiyoshi Toda
Figurino: Miyuki Suzuki
Som: Ichirô Minawa e
Fumio Yanoguchi

Premiações:

Nomeado à Palma De Ouro, Cannes - 1955

Dados do Arquivo:

Duração: 1h 33min
Formato: RMVB
Idioma: Japonês
Legendas: Português embutidas
Tamanho: 333 MB ( Dividido em 4 partes )
Servidor: Megaupload

This entry was posted on domingo, abril 04, 2010 and is filed under , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário