PERVERSA PAIXÃO - PLAY MISTY FOR ME - 1971 - DIREÇÃO CLINT EASTWOOD - CLINT EASTWOOD, JESSICA WALKER, DONNA MILLS, IRENE HERVEY, JOHN LARCH - RMVB & AVI LEGENDADO

Posted in , , , , , , , ,

CINEMA USA

FILMOGRAFIA CLINT EASTWOOD
PERVERSA PAIXÃO
PLAY MISTY FOR ME
1971
DIREÇÃO CLINT EASTWOOD
CLINT EASTWOOD
JESSICA WALKER
DONNA MILLS
IRENE HERVEY
JOHN LARCH
RMVB LEGENDADO
&
AVI LEGENDADO


Estréia de Clint Eastwood como diretor


BY SSRJ


DOWNLOAD


Sinopse:

Loucutor de rádio que trabalha durante a madrugada conhece ouvinte que pede sempre a mesma música. Quando a moça parecia apenas uma fã, descobre-se que ela é uma psicótica que passa a perseguir o locutor.

“Perversa Paixão” (Play Misty for Me, EUA, 1971) segue a trilha dos suspenses claustrofóbicos aberta por outro mestre, Alfred Hitchcock. Visto em retrospectiva, encaixa perfeitamente em um dos ramos de interesse do Eastwood diretor, que é o filme de mistério (“Poder Absoluto”, “Sobre Meninos e Lobos”, “Dívida de Sangue”, “Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal”). A diferença é que boa parte dos títulos posteriores que Clint dirigiu neste filão usam o elemento “thriller” como mera desculpa narrativa para investigar algum aspecto obscuro da natureza humana. “Perversa Paixão”, ao contrário, é um suspense mais despretensioso, um exercício de manipulação da tensão, bem à maneira do velho e bom diretor inglês. Ou seja, o tipo de filme perfeito para um cineasta iniciante, ainda inseguro.
O enredo é bastante simples e direto. O protagonista é um disc-jóquei paquerador (Eastwood) cuja namorada o largou por conta das sucessivas traições. Dave está aprisionado a uma rotina diária que inclui passeios noturnos pelo circuito de bares de Carmel (Califórnia) e cantadas picantes dirigidas às ouvintes que escutam as cinco horas diárias do programa que ele dirige. Ao cumprir esta rotina, certa noite, Dave leva para a cama uma fã simpática e atirada (Jessica Walter). Logo, ele e Evelyn começam a sair regularmente, embora o DJ faça questão de deixar claro que não deseja compromisso sério. Quando descobre que a ex-namorada (Donna Mills) voltou à cidade, Dave decide se endireitar e tornar-se fiel. Aí, Evelyn se torna agressiva e imprevisível – e o filme segue um crescendo de tensão impecável.
Clint Eastwood nunca escondeu de ninguém que Don Siegel foi seu grande inspirador, e “Perversa Paixão” deixa isso mais do que evidente. Como diretor, Eastwood gosta de ir direto ao ponto, sem malabarismos técnicos desnecessários, filmando apenas o essencial e abrindo espaço generoso para que os atores façam seu trabalho. Nesse sentido, a fotografia de Bruce Surtee cumpre a função com eficiência, evitando quase sempre o uso de zoom e filmando, sempre que possível, em tomadas longas, com a câmera posicionada à distância, acompanhando a ação sem interferir nela. Neste ponto, Eastwood diverge radicalmente de Hitchcock, que usava a câmera para guiar o espectador e sublinhar os significados que julgava mais importantes.
Para funcionar bem, esta opção do diretor exige uma química impecável dos atores, e este é um trunfo importante em “Perversa Paixão”. Ao escolher como contraponto dramático uma atriz energética e verbal, e desempenhar seu papel de co-protagonista de maneira discreta, Eastwood cria uma dinâmica interessante, fundamental no processo de apertar e afrouxar a tensão gerada pela história. Todo o elenco coadjuvante está muito bem (as curtas intervenções do outro DJ da rádio, do policial e do dono do bar cumprem bem a necessidade de injetar humor à trama, para evitar os excessos claustrofóbicos). De negativo, apenas a insistência de pontuar todo o filme com tomadas aéreas da cidade de Carmel, cuja paisagem espetacular não acrescenta nada à trama. Em alguns momentos, Eastwood parece simplesmente estar criando um cartão postal do lugar, o que é provavelmente verdade, considerando que ele acabaria se elegendo prefeito da cidade, anos mais tarde.


Elenco:

Clint Eastwood ... Dave
Jessica Walter ... Evelyn
Donna Mills ... Tobie
John Larch ... Sgt. McCallum
Jack Ging ... Frank
Irene Hervey ... Madge
James McEachin ... Al Monte
Clarice Taylor ... Birdie
Don Siegel ... Murphy (as Donald Siegel)
Duke Everts ... Jay Jay
George Fargo ... Man
Mervin W. Frates ... Locksmith
Tim Frawley ... Deputy Sheriff
Otis Kadani ... Policeman
Brit Lind ... Anjelica

Informações Técnicas:


Diretor: Clint Eastwood
Roteirista: Jo Heims, Dean Riesner
Perversa Paixão
(Play Misty for Me, EUA, 1971)
Gênero: Suspense
Duração: 102 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Distribuidora: CIC, Columbia TrisStar Home Entertainment
Produtora: The Malpaso Company, Universal Pictures

Dados do Arquivo:

Formatos: rmvb e avi
Áudio: Inglês
Legendas: Português/BR
Embutidas no rmvb
Separadas no avi
Duração: 1:38
Tamanho rmvb: 318 MB/04 Partes
Tamanho avi: 700 MB/08 Partes
Servidor: Rapidshare


This entry was posted on sábado, janeiro 16, 2010 and is filed under , , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário