FILMOGRAFIA BILLY WILDER - 15 FILMES

Posted in


FILMOGRAFIA DE BILLY WILDER
15 FILMES


Image Hosted by ImageShack.us

Samuel Wilder nasceu na Galícia, na atual Polônia, em Sucha Beskidzka no dia 22 de Junho de 1906, filho de Max Wilder e Eugenia Dittler, ambos judeus. Originalmente pretendia tornar-se advogado, mas quando mudou-se para Viena abandonou a carreira, tornando-se jornalista. Mais tarde, com a experiência ganha, foi trabalhar num grande tablóide em Berlim, onde iniciou a sua carreira no cinema como roteirista, em 1929. Depois da ascensão de Hitler, em 1933, emigrou para França e, depois, para os Estados Unidos. Sua mãe e avós morreram em Auschwitz.
Apesar de não falar inglês quando chegou em Hollywood, aprendeu rápido o idioma e contou com a ajuda de Peter Lorre para ingressar na indústria cinematográfica estadunidense. Em parceria com Charles Brackett, escreveu clássicos como Ninotchka (1939) e Bola de Fogo (1941). A partir de 1942, a dupla começou a fazer filmes, com Brackett produzindo e Wilder na direção. São dessa época clássicos como Pacto de Sangue (1944), Cinco Covas no Egito (1943), Farrapo Humano (1945) (Oscar de Melhor Filme, Direção e Roteiro) e Crepúsculo dos Deuses (1950) (Oscar de Melhor Roteiro), após o qual, findou a parceria.
Seus filmes seguintes foram produzidos por ele mesmo, como A montanha dos Sete Abutres (1951), e as comédias Quanto Mais Quente Melhor (1959) e Se Meu Apartamento Falasse (1960), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme e Melhor Direção. Aposentou-se em 1981.
Billy Wilder morreu de pneumonia em 2002, aos 95 anos de idade, após enfrentar problemas de saúde, incluindo câncer, em Beverly Hills, Los Angeles, e foi sepultado no Westwood Village Memorial Park Cemetery em Westwood, Los Angeles, Califórnia.

15 FILMES DE BILLY WILDER
Clique nos títulos para baixar







1954 - Sabrina









Image Hosted by ImageShack.us

This entry was posted on segunda-feira, janeiro 11, 2010 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário