A TORTURA DO MEDO ou MÓRBIDA CURIOSIDADE - PEEPING TOM - 1960 - DIREÇÃO MICHAEL POWELL - COM CARL BOEHN, MOIRA SHEARER, ANNA MASSEY, MAXINE AUDLEY - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , ,

CINEMA USA
A TORTURA DO MEDO
ou
MÓRBIDA CURIOSIDADE
PEEPING TOM

1960
DIREÇÃO MICHAEL POWELL
COM CARL BOEHN
MOIRA SHEARER
ANNA MASSEY
MAXINE AUDLEY
RMVB LEGENDADO
BY SSRJ


AGRADEÇO O PEDIDO & SUGESTÃO DE JOAQUIM


DOWNLOAD


Sinopse:

Controversa meditação sobre a violência e voyeurismo, que efetivamente destruiu a carreira da Michael Powell no lançamento, mas, hoje uma obra-prima indiscutível. Karl H. Boehm interpreta Mark, um fotógrafo obcecado em capturar o medo no rosto das pessoas. Para isso, comete crimes e filma suas vítimas. Essa estranha necessidade surgiu por culpa de seu pai, um psiquiatra que o sujeitava quando criança a terríveis experiências, registrando suas reações em pequenos filmes caseiros. A imprensa britânica se manteve hostil e cruel a Powell e a seu sócio Pressburger, classificando-os como patológicos. O tempo provou a antevisão do diretor com relação ao cinema, quando surgiram grandes sucessos como; Rear Window (1954) e Vertigo (1958) de Hitchcock, com marcas registradas da exploração dos links entre voyeurismo, violência e desejo sexual masculino. Powell, interpreta o pai psicótico nas seqüências em "flashback", e seu filho Colomba, faz Mark quando criança. Chocante e surpreendente!

- Crítica -

De queixo caído. Depois de ver este filme, uma das obras mais a frente do seu tempo que eu tive o prazer de assistir, fica fácil entender o estrondo que ele fez quando foi lançado. A Tortura do Medo provavelmente pode ter parecido um golpe de Michael Powell, diretor de filmes adoráveis como Coronel Blimp e Sapatinhos Vermelhos, e que, àquela época, já estava há uns bons dez anos sem aparecer com nada significativo. De repente, o cineasta correto, amigo da vizinhança, dono de filmes coloridos, surgia com um longa macabro que, ao mesmo tempo que aposta numa trama violenta e chocante, coloca em cheque a posição do espectador.
A primeira cena já revela que o protagonista é um assassino, com características psicóticas, que mata suas vítimas filmando cada segundo de suas mortes. Ele é o voyeur por natureza, um homem obcecado, apaixonado e dependente do registro. A Tortura do Medo antecipa em quase 50 anos filmes como Cloverfield e Diário dos Mortos. É o vovô dos filmes sobre voyeurs, anos antes de Dublê de Corpo e muito mais visceral do que Janela Indiscreta ou Psicose, ambos de Hitchcock. O último lançado no mesmo ano. Hitchcock, por sinal, deve ter morrido de inveja porque, apesar de ser um cineasta maior do que Powell, nunca levou às telas um personagem tão complexo. A história e os motivos do protagonista, explicados ao longo do filme, não importam. O que conta é como ele está próximo do espectador. Ele, o cara que observa, como o cara que está sentado na poltrona do cinema, é o vilão do filme. Mas este filme não o trata tão mal assim. O espectador, nas cenas seguintes, é, de certa forma, induzido a achar aquele cara, claramente perturbado, um cara legal. E ser colocado na mesma condição de um assassino não deve ter sido fácil para quem viu o filme à epoca. Fracasso de crítica e fim de carreira para Powell, que nunca mais conseguiu fazer um filme memorável.
Mas se o espectador dos anos 60 não conseguiu enxergar a genialidade deste filme, o tempo fez ele se transformar numa obra única. Toda a concepção visual do filme é impecável e funciona como engrenagem para o carrossel orquestrado por Powell. Mesmo com um tema dark, Powell, à moda de alguns de seus filmes mais famosos, faz um filme multicolorido, sobretudo nas cenas dos assassinatos. As cores fortes criam um ambiente onírico incômodo para sequencias de violência. E a câmera, impressionante, nos entrega alguns dos recortes mais metafóricos da história.

Elenco:

Karl Heinz Böhm
Moira Shearer
Anna Massey
Maxine Audley
Shirley Ann Field
Esmond Knight
Jack Watson
Bartlett Mullins
Michael Goodliffe
Brenda Bruce.

Informações Técnicas:

Direção: Michael Powell.
Roteiro: Leo Marks.
Produção: Michael Powell.
Música: Brian Easdale.
Som: Gordon K. McCallum.
Fotográfia: Otto Heller.
Edição: Noreen Ackland.

Dados do Arquivo:

Formato: Rmvb.
Duração: 1:41.
Tamanho: 330 Mb.
Áudio: Inglês.
Legendas: Português.

This entry was posted on quinta-feira, dezembro 03, 2009 and is filed under , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário