O ESTRANHO MUNDO DE JACK - THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS - 1993 - DIREÇÃO HENRY SELICK - CHRIS SARANDON, CATHERIN O'HARA, DANNY ELFMAN - RMVB LEGENDADO & AVI DUBLADO

Posted in , , , , , , , , ,

CINEMA USA
FILMOGRAFIA TIM BURTON
ESPECIAL NATAL


O ESTRANHO MUNDO DE JACK
THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS
1993
DIREÇÃO HENRY SELICK
CHRIS SARANDON
CATHERINE O'HARA
DANNY ELFMAN
RMVB LEGENDADO


AVI DUBLADO

BY SSRJ


DOWNLOAD


Sinopse:

O filme relata a história de Jack Skellington, o rei das abóboras da cidade do Halloween, uma cidade onde todos os moradores têm a função de assustar os humanos durante a festa do dia das bruxas. Apesar do sucesso profissional, ele se lamenta com sua rotina e sente falta de algo mais. Um dia ele entra numa floresta onde todas as árvores são portas para reinos que servem a alguma festividade dos humanos, e acaba encontrando o reino do Natal. Impressionado com tanta beleza e bondade, ele arma o plano de raptar o Papai Noel e fazer um Natal a seu gosto. Jack consegue persuadir os habitantes a ajudá-lo. Só que as prendas que eles fazem são todas a seu modo: feias e assustadoras, e os humanos respondem abatendo o trenó de Jack.

Crítica:

Classificar O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993) como um filme de terror seria uma verdadeira heresia. Também não se deve atribuir à película o título de infantil ou de musical. Caso seja realmente necessário enquadrar a produção em uma categoria específica, que seja na dos filmes criados pela maravilhosa mente do cineasta Tim Burton. Realizado com técnicas de animação em stop-motion, o filme foi recusado por três produtoras de televisão para apenas uma década depois ser lançado nos cinemas. Trata-se de um excelente conto fantástico e gótico associado ao mais fino humor negro e com uma bela moral para quem assiste.
O filme conta a história de Jack Skellington, o rei da Cidade do Halloween, local habitado por seres macabros como vampiros, fantasmas, esqueletos e todo tipo de criaturas aterrorizantes. Jack é o maior responsável pela festa do Dia das Bruxas, mas após séculos se dedicando a buscar diferentes formas para assustar as pessoas, começa a ter o desejo de experimentar coisas novas e sentindo que algo está faltando na Cidade do Halloween, deixa o local envolto em suas próprias reflexões.
Um novo mundo surge para Jack quando ele chega acidentalmente na Cidade do Natal. Um lugar totalmente diferente do seu lar, desde a arquitetura e ambientação do local assim como os próprios moradores e seus hábitos. A descoberta deste novo e maravilhoso mundo deixa o rei do Halloween encantando e certo de ter descoberto o algo que estava faltando em sua vida.
Determinado em entender esse novo universo, Jack retorna para sua cidade e logo organiza uma reunião com todos os moradores do local. Ele decide então tomar o Natal para si e preparar com os habitantes da Cidade do Halloween o melhor Natal da história. O problema é que nenhum dos habitantes do lugar e muito menos Jack conseguem entender o que realmente seja a tal comemoração natalina e o quão diferente ela venha a ser de uma festa de Dia das Bruxas. Decidido a compreender estes mistérios, Jack se mune de uma série de livros e textos relacionados ao tema Natal, chegando a utilizar instrumentos de pesquisa para fazer experiências com objetos natalinos, como uma bengala que é derretida no fogo ou um ursinho de pelúcia que é dissecado.
O resultado desse esforço em recriar o Natal pelos habitantes da Cidade do Halloween vai ser o mais macabro possível, com presentes como cabeças decepadas e animais mortos, alguns inclusive que atacam as pessoas. As tradicionais renas foram substituídas por esqueletos de animais e o trenó de Jack é acoplado em um caixão. A reação das pessoas será de pavor com este novo Papai Noel, que seqüestrou o verdadeiro, gerando confusão tanto no mundo dos humanos como na Cidade do Halloween.
A idéia para a realização deste projeto surgiu na mente de Tim Burton no começo dos anos 80. Na época, o então pouco conhecido Burton pensou em realizar a produção como um especial para TV que seria exibido na programação natalina. O projeto, oferecido para três estações de televisão, foi recusado. Burton se envolveu então em outros trabalhos, que aos poucos foram consolidando seu nome como um dos mais importantes do cinema.
Filmes como Os Fantasmas se Divertem (Beetle Juice, 1988), Batman (Batman, 1989), Edward; mãos de tesoura (Edward Scissorhands, 1990) e Batman - O Retorno (Batman - Returns, 1992), além de fazerem sucesso de público e crítica, ajudaram a estabelecer uma linguagem típica das produções de Burton. Cenários fantásticos, personagens marcantes e tristes que buscam formas de saírem dessa situação, ambientação detalhista e gótica, além da brilhante trilha sonora de Danny Elfman. Mesmo os filmes que vieram após o Estranho Mundo de Jack sempre mantiveram esses elementos, alguns mais, outros menos. Isso faz com que as produções de Burton tenham uma identidade própria.
No caso do Estranho Mundo de Jack, temos o personagem do título que insatisfeito com sua realidade fará o que for preciso para fugir da tristeza, mesmo que isso signifique trocar os pés pelas mãos. Os cenários representam bem o estilo de Burton em criar ambientes fantásticos que fazem os olhos pularem de encantamento. Tudo embalado por uma excelente trilha sonora e por belíssimas canções e números de dança.
Para levar sua idéia para as telas, Burton optou por passar a cadeira de diretor para seu amigo Henry Selick, que três anos depois faria novamente parceria com Burton na também animação James e o Pêssego Gigante (James and the Giant Peach, 1996). Eles se conheceram no começo dos anos 80, enquanto trabalhavam nos estúdio Disney, mas foi no final desta década, que Selick passou a desenvolver trabalhos utilizando técnicas de animação. Então como produtor, Burton pôde trabalhar livremente entre outras coisas no conceito criativo do filme.
A técnica utilizada no filme é a de stop-motion, onde o objeto de cena é fotografado quadro a quadro. Trata-se de um trabalho extremamente demorado e minucioso, mas cujo produto final é recompensador. Trata-se de uma técnica que começou a ser utilizada no cinema para criar efeitos que ainda não eram possíveis de serem realizados. Com o avanço da tecnologia e do surgimento de novas formas de filmagens e captação de movimentos, o efeito de stop-motion também ficou mais sofisticado. O próprio Burton voltaria a trabalhar com esta técnica em James e o Pêssego Gigante e no hilário Marte ataca!!! (Mars Attacks!!!, 1996)
Mesmo com todo avanço tecnológico, filmar em stop-motion é uma atividade tediosa, uma vez que as figuras são movimentadas quase de forma imperceptível para cada fotografia de filmagem. Como exemplo, temos a expressão dos personagens no momento em que eles estivessem falando. Foram criadas duas maneiras diferentes para que não houvesse falhas no momento em quem fossem inseridas as falas dos personagens. Uma foi construir bonecos com cerca de 25 ou 30 cabeças diferentes, cada uma possuindo um formato na boca semelhante a determinado som, enquanto outros tipos de bonecos precisavam da habilidade do animador para fazer os movimentos da boca de forma correta. De todo o filme, apenas alguns detalhes da produção como sombras e fantasmas foram produzidos através de animação tradicional.
Elementos técnicos à parte, o grande trunfo do filme realmente é a sua brilhante história. Capaz de agradar a toda família, o conto do esqueleto que quis ser Papai Noel por um dia nos remete ao famoso ditado popular de que as pessoas são para o que nascem. No caso de Jack, ele passa e renegar sua condição de rei do horror em busca de um mundo que descobriu e idealizou e que pensa ser feliz nele. E será a partir dessa nova percepção que ele vai olhar para trás e valorizar seu próprio universo e sua real condição, assim como todos os personagens de Burton que nada mais buscam além de formas para serem felizes. E não seria exatamente isso que todos nós buscamos? E que várias vezes ficamos cegos pelas descobertas que fazemos para apenas depois nos darmos conta da realidade? Isso seria uma boa reflexão para todos que venham a assistir ao filme. Analogias à parte, o Estranho Mundo de Jack funciona muito bem como entretenimento. Um ótimo filme que surgiu da imaginação de um ótimo criador de personagens e excelente contador de histórias.

Elenco Original:

Danny Elfman (Jack Skellington cantando)
Chris Sarandon (Jack Skellington)
Catherine O'Hara (Sally, Shock)
William Hickey (cientista mal)
Glenn Shadix (prefeito)
Paul Reubens (Lock)
Ken Page (Oogie Boogie)
Ed Ivory (Papai Noel)
Susan McBride (Grande bruxa)
Debi Durst
Greg Proops
Kerry Katz


Elenco Dublado:

Jack Skellington .... Marcelo Coutinho
Sally .... Sylvia Salustti
Dr. Finkelstein .... Waldir Fiori
Papai Cruel .... Orlando Drummond Cardoso
Lock....Cláudio Galvan
Shock .... Miriam Ficher
Barrel....Manolo Rey
Oogie Boogie .... Sérgio Fortuna
Prefeito .... Guilherme Briggs


Informações Técnicas:

The Nightmare Before Christmas , Estados Unidos, 1993
Duração: 72 minutos
Direção: Henry Selick
Roteiro: Caroline Thompson, numa adaptação de Michael McDowell a uma história de Tim Burton
Produção: Tim Burton; Denise Di Novi
Edição:Stan Webb
Fotografia: Pete Kozachik
Música: Danny Elfman
Direção de Arte: Barry E. Jackson; Deane Taylor

Dados do Arquivo:


RMVB LEGENDADO:
Formato: rmvb
Áudio: Inglês
Legendas: Português/BR
Duração: 1:13
Tamanho: 265 MB
Dividido em 03 Partes
Servidor: Rapidshare


AVI DUBLADO:
Formato: avi
Áudio: Português (Versão do DVD)
Legendas: S/L
Duração: 1:16
Tamanho: 565 MB
Divididos em 07 Partes
Servidor: Rapidshare


This entry was posted on sábado, dezembro 19, 2009 and is filed under , , , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário