O COZINHEIRO, O LADRÃO, SUA MULHER E O AMANTE - THE COOK, THE THIEF, HIS WIFE AND HER LOVER - 1989 - DIREÇÃO PETER GREENAWAY - RICHARD BOHRINGER, MICHAEL GAMBON, HELEN MIRREN, TIM ROTH, GARY OLSEN - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , , , ,

CINEMA USA
FESTIVAL HELEN MIRREN 
O COZINHEIRO, O LADRÃO, SUA MULHER E O AMANTE
THE COOK, THE THIEF, HIS WIFE AND HER LOVER
1989
DIREÇÃO PETER GREENAWAY
RICHARD BOHRINGER
MICHAEL GAMBON
HELEN MIRREN
TIM ROTH
GARY OLSEN
RMVB LEGENDADO
BY SSRJ


DOWNLOAD


Sinopse:

Um ladrão: Albert, janta todas as noites no mesmo restaurante, a sua mulher: Georgina, arranja um amante: o bibliotecário Michael, contando para tal com a cumplicidade do cozinheiro: Richard.
A película propõe uma associação pouco usual entre comida e sexo, quando Greenaway intercala cenas de erotismo quase explícito entre os amantes com o ato de preparação de um prato fino. Um beijo é seguido por um tomate sendo cortado, uma cruzada de pernas dá seqüência a um pepino sendo fatiado. Greenaway associa as duas pulsões básicas da teoria freudiana – sexo e morte – ao ato de comer. Além disso, apimenta a receita com fartas doses de escatologia, escancarada logo no prólogo do filme, quando o gângster Albert humilha um homem que lhe deve dinheiro dando-lhe uma surra, sujando-o com cocô de cachorro e urinando em cima dele. E se você acha que isso é demais para os olhos de qualquer espectador, espere até conferir o banquete servido a Albert no final do filme.
Toda essa escatologia é contraditoriamente apresentada à audiência em um filme belíssimo. Greenaway construiu quatro locações e iluminou cada uma com uma tonalidade diferente: a saída do restaurante (azul), a cozinha (verde), o banheiro (branco) e o salão de jantar (vermelho). Essa última conta com um enorme painel do século XVI, de autoria de Frans Hals, retratando um banquete; a cenografia deste ambiente é inspirada no quadro e reproduzida de maneira tão fiel e inteligente que, por vezes, os olhos nos enganam, e as figuras do quadro parecem estar jantando dentro da sala (ou vice-versa).
Além disso, os figurinos arrojados do estilista Jean-Paul Gaultier mudam de cor conforme os personagens se movimentam de cômodo a cômodo. Esses movimentos são flagrados por Greenaway de maneira personalíssima. A câmera se move lateralmente, em longas tomadas, lentamente e sem cortes. Na maior parte das cenas, os personagens são focalizados de longe, em planos de composições plasticamente belas. Greenaway filma como se estivesse pintando. Seu filme tem a textura, a explosão de cores e a vibração de um grande afresco renascentista, o que lhe confere um visual único e espetacular.
Além de tudo isso, há a bela música de Michael Nyman, composta de forma quase minimalista e inserida como pinceladas de tempero na mistura cinematográfica. O resultado final tem alguma semelhança com “Amor à Flor da Pele”, de Wong Kar-Wai, só que substituindo a nostalgia delicada do diretor asiático por uma excitação hipnótica e cheia de energia. Talvez fosse possível descrever “O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante” como uma improvável mistura entre o refinamento visual de Jean-Pierre Jeunet (pense em “Delicatessen” ou “Ladrão de Sonhos”) com a virulência escatológica de Pier Paolo Pasolini (de “Saló”). É isso.

Elenco:

Richard Bohringer / Richard Borst
Michael Gambon / Albert Spica
Helen Mirren / Georgina Spica
Alan Howard / Michael
Tim Roth / Mitchel
Ciarán Hinds / Cory
Gary Olsen / Spangler
Ewan Stewart / Harris
Roger Ashton-Griffiths / Turpin
Ron Cook / Mews
Liz Smith / Grace
Emer Gillespie / Patricia
Janet Henfrey / Alice
Arnie Breeveld / Eden
Tony Alleff / Troy

Informações Técnicas:

Director: Peter Greenaway
Data: 1989
Género: Comédia / Drama / Horror
Música: Michael Nyman
Figurinos: Jean-Paul Gaultier

Dados do Arquivo:

Formato: rmvb
Áudio: Inglês
Legendas: Português/BR
Duração: 2:04 h
Tamanho: 468 MB
Servidor: Rapidshare

This entry was posted on domingo, dezembro 06, 2009 and is filed under , , , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário