DOCUMENTÁRIO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, POETA DE SETE FACES – 2002 - DIREÇÃO PAULO THIAGO - RMVB EM PORTUGUÊS

Posted in , , , , , , ,

CINEMA BRASIL
DOCUMENTÁRIO
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, O POETA DE SETE FACES
2002
DIREÇÃO PAULO THIAGO
RMVB EM PORTUGUÊS
BY SSRJ


DOWNLOAD


Sinopse:

O documentário tem como linha mestra retratar a trajetória humana do poeta, ao mesmo tempo em que investiga, documenta e interpreta os diversos momentos de sua obra. O objetivo é transcender ao mero registro dos fatos da vida, mas mostrar como estes se mesclam nas transformações dos diversos rumos que tomam sua poesia: trata-se portanto de um “documentário poético”, onde o espírito, o clima e a emoção da arte drummondiana estão sempre presentes, definindo o texto, a imagem, a música, a montagem e o desenvolvimento dramático do filme.
Dois narradores acompanham a ação:

1) o Narrador-Documental que fornece as informações fatuais da vida, as observações dos críticos e ensaístas, o plano da razão.
2) o Narrador-Poeta que recita versos, indica poemas, declama crônicas, em suma traz o texto emotivo, a poesia drummondiana, o plano da emoção.

O documentário divide-se em três etapas que correspondem às fases distintas da obra de Carlos Drummond de Andrade e caracterizam momentos de sua vida.

A primeira FASE, que chamamos “Vai Carlos, ser gauche na vida”, registra do seu nascimento em Itabira em 1902 até o final da sua “Poesia Modernista” em Belo Horizonte, antes da mudança para o Rio de Janeiro em 1934. Sua poesia com a marca do modernismo de 1922 numa versão mineira. A publicação dos primeiros livros “Alguma Poesia” e “Brejo das Almas”, quando nasce o Carlos Drummond de Andrade dos versos anedóticos, sintéticos-metafóricos, irônicos.

A segunda FASE cognominada “A vida apenas, sem mistificação”, começa com a mudança de Drummond para o Rio de Janeiro e vai mostrar o “poeta do seu tempo”, o momento de atuação política na vida do escritor, aliada a sua obra de crítica social.

A terceira FASE,chamada “Como ficou chato ser moderno, agora serei eterno” , do início dos anos 50 aos anos 80 , a fase do poeta-filósofo, do verso enigmático, do cronista de sucesso no Correio da Manhã e no Jornal do Brasil, da glória literária sendo Drummond considerado um mestre da língua, dos prêmios homenagens e troféus, dos filmes adaptados de sua obra, dos netos que nascem e a família se prolonga e do retorno aos temas do passado e da memória, Itabira que renasce nas páginas de livros como “Boitempo”, “O Menino Antigo” e o post-mortem “Farewell”.

O objetivo final é levar a beleza da obra do poeta maior da língua e o destino de uma vida exemplar ao conhecimento do grande público de cinema.

Elenco:

Carlos Gregório... Carlos Drummond
Pedro Lito... Carlos Drummond-jovem
Othon Bastos...
Leonardo Vieira...
Cláudio Mamberti...
Nildo Parente...
Paulo José...
Renata Faria...
Antônio Calloni...
Ana B.Nogueira...
Luciana Braga...
Paulo Autran...
Cristiana Pereira...
Julia Lemmertz... Narração
Antônio Grassi... Narração

Informações Técnicas:

Gênero: Documentário
Direção: Paulo Thiago
Origem/Ano: BRA/2002

Dados do Arquivo:

Formato: rmvb - DVDrip
Áudio: Português
Duração: 1h34min
Tamanho: 614mb
Servidor: Rapidshare
Partes: 07

This entry was posted on quarta-feira, novembro 04, 2009 and is filed under , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário