TESS - 1979 - DIREÇÃO ROMAN POLANSKI - NASTASSJA KINSKI, PETER FIRTH - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , , ,

CINEMA FRANCÊS
FILMOGRAFIA ROMAN POLANSKI
TESS
1979
DIREÇÃO ROMAN POLANSKI
NASTASSJA KINSKI
PETER FIRTH
RMVB LEGENDADO
LIVRO DE THOMAS HARDY
BY SSRJ


DOWNLOAD


Sinopse:

Na Inglaterra do século 19, a bela Tess, filha de um fazendeiro, é enviada para viver com parentes nobres. Ela é seduzida e abandonada por seu primo distante, Alec. De volta à fazenda de seu pai, ela dá à luz um bebê natimorto e enfrenta a hipocrisia da sociedade.

Crítica:

Polanski comprovou em definitivo seu talento e versatilidade com esse notável drama histórico, baseado em romance "Tess of the D´Ubervilles", de Thomas Hardy (autor de "Judas, o Obscuro" e "Longe Deste Insensato Mundo").
O projeto lhe foi sugerido por sua esposa Sharon Tate, que faria o papel-título. Foi o livro que ela lhe deu de presente na última vez em que ambos se viram (antes de ser brutalmente assassinada pelos fanáticos seguidores de Charles Manson. O filme é dedicado a ela). Já rodado duas vezes antes, mas ainda no cinema mudo.
Quando Polanski finalmente rodou o filme, dez anos depois e imediatamente após o fracasso de "O Inquilino" ("Le Locataire", 1976), o papel foi para a muito jovem, bonita e dedicada Nastassja Kinki, filha do ator Klaus Kinski, no que seria um dos pontos altos de sua irregular carreira (o casal teria tido um comentado romance, dado a diferença de idade).
É uma versão bastante fiel do livro inglês clássico, muito romanesco. Polanski (que foi co-roteirista) apenas reduziu o pessimismo original de Hardy e colocou em segundo plano a crítica ao esnobismo inglês, sua sede por títulos, posição e tradição, realçando o romantismo e o estudo psicológico da personagem.
Tess é uma moça simples, que quer uma vida normal, marido, família, mas despreparada para lidar com as pressões sociais, a hipocrisia, os valores dúbios que a cercam. Seu retrato por Polanski resultou em um filme suavemente trágico, melancólico. E com meticulosa produção e recriação de época (que levariam os Oscars de Fotografia, Direção de Arte e Figurinos).
O fotógrafo Geoffrey Unsworth morreu de enfarto na terceira semana de filmagem. Dá para notar a diferença de luz na segunda parte (interiores) e em geral exteriores, realizados pelo substituto Ghislain Cloquet.
Também o elenco de apoio é muito bom, assim como a trilha musical de Philipe Sarde, indicada ao Oscar e cuja delicadeza e autenticidade (com uso de temas folclóricos) acrescenta muito ao clima do filme (passado na Inglaterra, mas rodado na França, já que Polanski não podia ir aquele país com medo de ser extraditado para os EUA).
Foi indicado ainda ao Oscar de Melhor Filme e Diretor do ano. Ganhou o BAFTA de Melhor Fotografia, os Césars de Filme, Diretor e Foto, Globo de Ouro de Filme Estrangeiro e Atriz Revelação. Um dos melhores do diretor (para quem gostar do gênero e do ritmo lento). Teve indicações ainda aos Oscars de Filme e Direção.
By Rubens Ewald Filho


Elenco:

Nastassja Kinski (Tess)
Peter Firth (Angel Clare)
Leigh Lawson (Alec)
Richard Pearson (Vicar)
David Markham (Reverendo Sr. Clare)
Carolyn Pickles (Marian)
Rosemary Martin (Joan Durbeyfield)
John Collin (John Durbeyfield)

Informações Técnicas:

Direção: Roman Polanski
Roteiro: Gérard Brach, Roman Polanski e John Brownjohn, baseado no livro de Thomas Hardy
Produção: Claude Berri e Timothy Burrill
Música: Philippe Sarde
País: França
Fotografia: Ghislain Cloquet e Geoffrey Unsworth
Direção de Arte: Jack Stephens
Figurino: Anthony Powell
Edição: Alastair McIntyre e Tom Priestley

Premiações:

- Vencedor de 3 Oscars: Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.
- Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora.
- Vencedor do BAFTA de Melhor Fotografia.
- Vencedor do CÉSAR de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Fotografia.

Curiosidade:

- Polanski dedicou esse filme à sua esposa, Sharon Tate, que foi morta em 1969 por Manson Clan. Antes de sua morte, ela havia lido o livro de Thomas Hardy e tinha a convicção de que um dia seu marido faria um grande filme baseado no livro. A dedicatória no início do filme simplesmente diz: "Para Sharon".

Dados do Arquivo:

Formato: RMVB
Tamanho: 557 MB
Duração: 2:52
Áudio: Inglês
Legendas: Português

This entry was posted on quinta-feira, outubro 15, 2009 and is filed under , , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário