VELHA JUVENTUDE - YOUTH WITHOUT YOUTH - 2007 - DIREÇÃO FRANCIS FORD COPPOLA - COM TIM ROTH - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , , , , ,

FILMOGRAFIA FRANCIS FORD COPPOLA
CINEMA USA
VELHA JUVENTUDE
YOUTH WITHOUT YOUTH
2007
DIREÇÃO FRANCIS FORD COPPOLA
COM TIM ROTH
RMVB LEGENDADO
Livro de Mircea Eliade 
BY SSRJ

DOWNLOAD

Sinopse:

O tão aclamado retorno do mestre Francis Ford Coppola, após quase uma década sem filmar, chega sem muito barulho e alvoroço. Pelo menos no Brasil.
Coppola mistura fantasia, drama, romance e mistério nessa história original e envolvente.
Tim Roth é o idoso professor de línguas Dominic Matei, que na ânsia de finalizar o trabalho de uma vida, um estudo sobre como e quando a linguagem humana começou a ser utilizada pela civilização, deixa de lado o convívio social e renuncia o amor de sua vida, Laura (a atriz romena Alexandra Maria Lara). Até que num certo momento, o arrependimento toma conta de si (por motivos que não hei de contar aqui).
Por acaso do destino, numa tempestade o prof. Matei é atingido por um raio e indo contra todas as expectativas, ele sobrevive e o que é mais incrível: começa a rejuvenescer. Com o tempo ele descobre também que sua inteligência está se tornando cada vez mais aguçada, para o seu desespero.
Desespero? Sim. Desespero. De propósito deixei de contar antes um fato que muda toda a história: estamos na Romênia, no ano de 1938, em pleno início do domínio nazista pela Europa. Por este fato, o prof. Matei passa a ser alvo dos soldados de Hitler, que querem estudá-lo e usar para seu próprio benefício o quer que esteja agindo sobre Dominic.
Mas nessa fuga alucinada por diversos lugares do mundo, Dominic tem a chance de, mais uma vez, reatar e contornar erros do passado, isso se ele conseguir sobreviver, seja por causa do exército nazista, seja pela sua nova condição.
O jornalista e crítico de cinema Hamilton Rosa Jr. diz em seu blog que: "Dominic é o alter-ego de Coppola, enquanto seu protagonista tem a oportunidade de recuperar algo que ele perdeu, o diretor resgata o prazer de filmar, algo que não fazia há dez anos. E o realizador financia essa experiência com o dinheiro que ganhou de sua bem-sucedida empreitada como empresário no ramo de vinhos e no setor alimentício. Por isso mesmo filma com liberdade, sem se preocupar com os códigos cifrados do cinema comercial.
Para quem vive se lamuriando com as emoções baratas e prontas que o cinema atual nos faz sentir, esse filme é uma dádiva. Nenhuma emoção é entregue explicadinha aqui. As pessoas são misteriosas, teimosas, impulsivas. E alguns erros que cometem são irreparáveis mesmo que tenham a chance de voltar no tempo para remediá-los."
Vemos então que temos o retorno de um dos maiores diretores da história do cinema, e do jeito que gostamos: com um filme feito pela sua própria produtora, com seu próprio dinheiro. Já vimos isso uma vez, em "Apocalypse Now". Deu no que deu. Pelo jeito, vemos o retorno do mesmo espírito, mas com um toque mais requintado, afinal, Coppola não está mais na idade de fumar maconha o dia inteiro dentro do seu trailer, mas sim, de produzir e apreciar vinhos finos. Por conta disso vemos um filme com um pé na época requintada do cinema, entre os anos 30 e 50. Vemos isso nos créditos iniciais (originalíssimos por sinal).
Enfim, um filme válido, muito válido, que mesmo sem ter seu nome em português (que literalmente seria algo do gênero "Juventude Sem Juventude"), não nos impossibilita de vê-lo e dizer que Coppola está de volta, melhor do que nunca, e tal como vinho: quanto mais velho melhor.

Elenco:

Tim Roth (Prof. Dominic Matei)
Alexandra Maria Lara (Veronica / Laura)
Bruno Ganz (Professor Stanciulescu)
André Hennicke (Josef Rudolf)
Marcel Iures (Prof. Giuseppe Tucci)
Adrian Pintea (Pandit)
Florin Piersic Jr. (Dr. Gavrila)
Zoltan Butuc (Dr. Chirila)
Adriana Titieni (Anetta)

Ficha Técnica:

Título original: Youth Without Youth
Gênero: Drama/Romance/Suspense
Tempo de Duração: 120 min aprox.
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Produção e Distribuição: American Zoetrope / Sony Pictures Classics
Direção e Roteiro: Francis Ford Coppola
Produção: Francis Ford Coppola
Produção Executiva: Anahid Nazarian, Fred Roos e Masa Tsuyuki
Edição: Walter Murch
Música: Osvaldo Golijov
Direção de Fotografia: Mihai Malaimare Jr.
Desenho de Produção: Calin Papura
Direção de Arte: Ruxandra Ionica e Mircea Onisoru
Figurino: Gloria Papura

Curiosidades:

- Baseado no livro de Mircea Eliade.
- É o primeiro filme do diretor Francis Ford Coppola depois de 9 anos sem filmar.
- O título em Portugal é "Uma Segunda Juventude".


Dados do Arquivo:

Duração: 120 min aprox.
Formato: RMVB
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Tamanho: 387 MB
Servidor: Rapidshare

This entry was posted on terça-feira, setembro 15, 2009 and is filed under , , , , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário