SOBERBA - THE MAGNIFICENT AMBERSONS - 1942 - DIREÇÃO ORSON WELLES - COM JOSEPH COTTEN, DOLORES COSTELLO, ANNE BAXTER, AGNES MOOREHEAD,ORSON WELLES - RMVB LEGENDADO

Posted in , , , , , , , , ,

FILMOGRAFIA ORSON WELLES
CINEMA USA
FESTIVAL JOSEPH COTTEN
SOBERBA
THE MAGNIFICENT AMBERSONS
1942 
DIREÇÃO ORSON WELLES 
ORSON WELLES,
JOSEPH COTTEN, 
DOLORES COSTELLO, 
ANNE BAXTER, 
AGNES MOOREHEAD
RMVB LEGENDADO
BY SSRJ

DOWNLOAD

Sinopse:

Indianápolis, final do século XIX. O jovem Eugene Morgan quer se casar com Isabel Amberson, filha de uma rica família de classe alta. Porém Isabel acaba casando-se com Wilbur Minafer e dessa união nasce George. Anos depois Eugene, que se tornará um grande homem de negócios, regressa à cidade com a sua filha Lucy. Após a morte de Wilbur, o amor entre Eugene e Isabel reacende, mas George faz de tudo para sabotar o romance.
Welles pretendia que o seu segundo longa fosse um digno sucessor de "Cidadão Kane" e dedicou-se a ele com a mesma energia. Adaptação do romance de Booth Tarkington, é um painel das mudanças da sociedade americana na virada do século, do poder passando das mãos das famílias tradicionais para os empreendedores e industriais sintonizados com o século 20.
O filme, produção da RKO, já estava em fase de montagem quando Welles foi convocado pelo governo americano para, como parte da política de boa vizinhança com a América Latina, vir ao Brasil filmar cenas para um documentário (que seria o inacabado "It's All True"). Ele imediatamente interessou-se pelo projeto e, na crença de que o filme em execução na RKO estava quase pronto e que o pouco que faltava fazer ele poderia comandar do exterior, partiu para o Brasil.
O estúdio, já insatisfeito com Welles pela sua independência e pelo fato de Soberba ter custado bem mais do que o esperado, aproveitou sua ausência para fazer uma exibição-teste do filme, com a montagem supervisionada por Welles e feita pelo mais tarde diretor Robert Wise, com 132 min. Esta única exibição dessa versão foi um desastre e o estúdio entrou em pânico, ordenando que Wise fizesse uma nova montagem, refilmando cenas e acrescentando um final feliz, tudo a revelia de Welles.
Essa cópia de 88 min. é a versão que existe hoje, visto que todo o resto foi destruído (queimado), só sobrevivendo através de fotos de cena. O filme ainda foi mal-distribuído, sendo lançado em programas duplos, e naturalmente foi um grande fracasso. Welles, ainda que parcialmente culpado pelo acontecido, ficou marcado pelo resto de sua vida como um irresponsável que não era capaz de levar um projeto até o fim, um diretor arriscado para se trabalhar, e só podemos especular como teria sido sua carreira se esse episódio tivesse terminado de outra forma.
Mas o fato é que visto hoje, mesmo mutilado e sem as nuances da história que as cenas subtraídas trariam, o filme ainda é um triunfo e um tributo ao gênio do diretor. Os enquadramentos deslumbrantes, os movimentos de câmera criativos, o virtuosismo visual, a dissecação dos personagens, tudo está lá, pontuado pela narração irônica do próprio Welles e pela excelente trilha musical de Bernard Herrmann.
Foi até indicado ao Oscar de Melhor Filme (foi também indicado aos Oscars de Atriz Coadjuvante Agnes Moorehead, Fotografia, Direção de Arte), mas já era tarde demais para a carreira de Welles, que daí em diante foi uma sucessão de altos e baixos, participações como ator para financiar projetos que nem sempre conseguia levantar e apenas ocasionais obras-primas. Mas só por "Cidadão Kane" e "Soberba" o grande diretor já teria tido seu lugar garantido na história do cinema.
Rubens Ewald Filho

Elenco:

Joseph Cotten (Eugene)
Dolores Costello (Isabel)
Anne Baxter (Lucy)
Tim Holt (George)
Agnes Moorehead (Fanny)
Ray Collins (Jack)
Erskine Sanford (Roger Bronson)
Richard Bennett (Major Amberson)
Orson Welles (Narrador)


Ficha Técnica:

Direção: Orson Welles
Roteiro: Orson Welles, baseado em livro de Booth Tarkington
Produção: Orson Welles
Música: Bernard Herrmann e Roy Webb
Fotografia: Stanley Cortez
Desenho de Produção: Albert S. D'Agostino
Direção de Arte: Mark-Lee Kirk e Al Fields
Figurino: Edward Stevenson
Edição: Robert Wise


Dados do Arquivo:

Formato: RMVB
Áudio: Inglês
Legendas: Português (embutidas)
Duração: 1:27
Tamanho: 291 MB (03 partes)
Servidor: Rapidshare

This entry was posted on domingo, setembro 13, 2009 and is filed under , , , , , , , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Postar um comentário